E assim terminou da Copa

Chega de postagens de esportes por algum tempo... Pois as últimas semanas foram de overdose sobre o assunto, com a disputa da Copa no Catar. Aquele torneio que foi diferente em diversos aspectos, a começar pela data na qual ocorreu. Depois de 64 partidas, nas quais vimos partidas emocionantes, gols surpreendentes e grandes zebras, tivemos o derradeiro capítulo neste último domingo, com o embate entre a Argentina de Messi e a França de Mbappé. Que só foi definido nas penalidades, depois de uma das maiores finais da história recente do futebol, com os argentinos levantando a taça e conquistando o tricampeonato.

Realmente, foi um jogão de bola. Os argentinos saíram na frente, com um pênalti meio estranho como se espera de um jogo decisivo dos hermanos, e ainda no primeiro tempo arrumaram um segundo gol. Tudo indicava que seria um chocolate, mas os franceses buscaram o empate no tempo seguinte, dois gols do Mbappé, mudando assim o controle da partida, que foi dura. Veio a prorrogação, e o Messi conseguiu arrumar um gol de muita sorte, seria para garantir o título, se os franceses não tivessem encontrado mais um pênalti logo depois. E assim terminou a partida, e mais uma vez o caneco foi disputado nas cobranças de tiros livres diretos da marca do pênalti, onde o goleiro argentino brilhou, e a Argentina se sagrou campeã.

Aliás, o goleiro Emiliano Martínez marcou o dia com uma cena inusitada que ganhou as páginas dos jornais, ao comemorar a conquista do prêmio "luva de ouro", dado ao melhor arqueiro, de uma forma bem curiosa.

Puta merda, muito sem noção esse sujeito, que fez tal gesto em protesto contra os franceses que o vaiaram durante a partida. Vendo assim, daria pra supor que ele ganhou o prêmio de maior tocador de bronha. O mais hilário é a cara do cabeça de toalha ali atrás, com aquela expressão incrédula de manja-rola, toda a pinta que o barbinha ali curte uma recuada no quibe...

Enfim, ganhou aquele que foi sem dúvida o melhor time. Apesar da vexaminosa derrota na primeira rodada, os argentinos cresceram bastante na competição, diria que eles começaram a ganhar o título depois da batalha contra a Holanda, onde também reverteram um empate que veio de forma repentina e no apagar das luzes. O time mostrou que tem garra, diferente de certas seleções que não apresentaram preparo emocional e frieza diante das adversidades. E por mais que a França tenha um time bom e um grande jogador, depois daquela partida contra a Inglaterra ficou bem claro que eles também não tinham um time muito unido como a Argentina demonstrou.

E não podemos deixar de mencionar o craque da competição. Goste ou não dele, mas o Messi merecia esse título. Não apenas por ser certamente a sua última Copa, mas pelo fato dele finalmente ter jogado de uma forma pela seleção como nunca jogou antes. Sempre tido como jogador de clube que nunca se acertava com o time nacional, dessa vez ele deixou de lado a postura de estrelinha para ser o líder de um time que estava com o sangue nos olhos. 

Talvez alguns preferissem que a conquista ficasse com outro jogador. Por exemplo, foi triste ver o Cristiano Ronaldo, caminhando em prantos para o vestiário, depois de Portugal ter sido eliminado, pois era a certeza de que ele jamais será campeão mundial (pelo menos, como jogador). O próprio Neymar é um que possivelmente disputou sua última Copa, só se ele estiver mito bem fisicamente daqui a quatro anos. Jogadores que colecionam inúmeros títulos... mas sem dúvida o grande diferencial da carreira de um craque é ter erguido a taça da Copa do Mundo.

Sei que tem muitos brasileiros que torceram contra. Afinal de contas, a rivalidade é histórica e muito forte. Sem falar que vai ser foda aguentar os hermanos zoando os brasileiros por quatro anos até a próxima Copa. Mas eu pessoalmente achava que o título estaria em melhores mãos na Argentina. Ao menos é uma pequena alegria para um povo fudido que está em um país na merda, que vai virar o ano com inflação de quase 100% e tudo indo para o brejo.

Além disso, foi engraçado demais ver o Macron, presidente francês. O boçal foi lá para assistir a partida, e voltou pra casa de cara emburrada.

Pois muito bem... não foi uma Copa que eu curti como queria, como outras que eu disfrutei no passado. Essa postagem mesmo, eu até demorei para colocar no ar por conta do meu desânimo devido ao que está diante do Brasil. É só ver como tivemos algumas notícias recentes, como a soltura do crápula do Sérgio Cabral nesta segunda, mostrando que vivemos em um país comandado por uma organização criminosa, que ficará ainda pior em 2023 com a dobradinha entre os togados e o nove dedos. Serão tempos sombrios, e isso afetou em parte a atenção dada à Copa do Mundo. 

O que foi uma verdadeira pena, pois a competição teve vários momentos marcantes. Goleadas históricas, grandes seleções que foram eliminadas logo no início, times que surpreenderam e craques que marcaram presença. Espero em algum momento revisitar alguns dos jogos gravados, para lembrar dessa competição que foi empolgante.

Bom, vou ficando por aqui... fica agora a grande dúvida, se daqui a quatro anos, na Copa que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México, se eu ainda estarei por aqui. Ou se a censura virá forte e minha voz será calada... 

Comentários