Ignorância

Tentarei ser breve aqui nesta postagem, mas é algo que eu preciso desabafar. Eu estou ficando cada vez mais surpreso em como as pessoas estão ficando cada vez mais ignorantes. Tudo isso motivado por questões políticas e ideológicas. Fico impressionado como tem gente que teoricamente deveria ser minimamente inteligente, pois têm empregos que demandam muito da inteligência ou por terem investido anos em formação acadêmica como mestrado, doutorado ou outra pós-graduação, mas que conseguem falar umas atrocidades absurdas, que só mesmo alguém muito burro falaria. O que acontece é que estes são burros por opção, pois preferem defender certos discursos e narrativas apenas por capricho ideológico, apenas para estar contra o Bolsonaro. 

Eu já falei várias vezes nesta minha página, o fanatismo político emburrece. Quando o indivíduo passa a viver a sua vida seguindo a bússola da política, é esperado que ele deixe de raciocinar e perceber as coisas da forma como elas são, e assim comece a acreditar em coisas que não fazem sentido. E não me refiro somente à esquerda, vale também para as pessoas de direita que exageram da mesma forma. Mas fica evidente que esse tipo de auto-ignorância, onde o sujeito escolhe abrir mão de sua inteligência para comprar a narrativa que lhe é apresentada, se mostra mais perceptível naqueles que se vestem de vermelho, que bradam o martelo e a foice enquanto dizem que Cuba e Venezuela são democracias...

E percebi isso hoje, ao ver a postagem que um conhecido meu compartilhou nas redes sociais.

Sabe... eu antes respondia postagens desse tipo, buscando argumentar e discutir com essas pessoas. Discussão de forma decente, onde se contesta o ponto de vista do outro com argumentos, tudo isso com um mínimo de respeito. Mas hoje eu não faço mais isso não... Porque tais pessoas são esquerdistas fanáticos, que não conseguem perceber a realidade nem que ela os acerte na cara, que só sabem repetir o que seus doutrinadores mandam falar. E que, quando chega ao constante momento em que falta argumentos para me responderem, passam para os xingamentos, para a desqualificação de minha pessoa, partem para a agressão verbal citando coisas que não tem nada a ver. 

Honestamente, eu admito que tem horas que eu me divirto em ter essas discussões com um esquerdista. Mas ultimamente eu tenho cansado disso, pois são sempre as mesmas respostinhas de sempre: "Bolsonaro é genocida", "Bolsonaro é racista", "Bolsonaro é contra a vacina"... Não me interessa ficar escutando as mesmas babaquices deste ou daquele colega petista (que nega ser petista, embora tenha votado no PT e certamente votará em 2022). Me reservo apenas a ver as postagens desses "camaradas": poderia tirá-los da minha lista de contatos ou mesmo bloquear suas postagens... mas eu me divirto lendo os devaneios idiotas e as teorias mais absurdas que essa turminha fica compartilhando na internet.

Só que este aí debaixo... sério, meu dedo coçou, fiquei com muita vontade de responder esse meu conhecido, depois que ele compartilhou essa pérola.

Isso mesmo que você viu.

Logicamente que eu não vou dizer quem é a pessoa que compartilhou essa baboseira acima, por três motivos: primeiro, eu já falei inúmeras vezes que reservo a minha privacidade e não fico mostrando quem sou, pelo simples motivo que não me interessa ficar expondo minha vida pessoal; segundo, vou também respeitar a privacidade deste meu conhecido, não é correto sair expondo seu nome e foto aqui sem autorização; e, terceiro... farei o favor de não mostrar pra todo mundo o quanto que ele é um ignorante, por acreditar em tamanha asneira.

Sério... eu fico até assustado ao ver como tem gente que consegue ser tão idiota a ponto de querer associar a atual crise energética ao fato do Bolsonaro ter cancelado o horário de verão. Uma pessoa que acredita nisso é aquela que deve escutar vozes na sua cabeça, vozes essas vindas do eco que tem dentro de uma cavidade cranial vazia.

E digo, esse tipo de opinião não está vindo de uma pessoa que não estudou, que não tem acesso à educação e à informação. Sem citar maiores detalhes a respeito deste meu conhecido que compartilhou tamanha bizarrice, digo que ele é graduado e tem uma profissão que demanda do uso de raciocínio. Ou seja, alguém que tem como saber que o problema de abastecimento de energia que estamos para enfrentar é oriundo de um dos maiores períodos de seca de mais de 90 anos, e não tem nada a ver com o fim do horário de verão, que recentemente tem proporcionado uma economia de energia irrisória, muito por conta da mudança de hábitos dos brasileiros e o avanço no uso de aparelhos que consomem energia, como computador e ar condicionado. 

Eu já falei várias vezes aqui, na minha visão existem dois tipos de esquerdistas. Tem os idiotas, que são aqueles desprovidos de inteligência e capacidade cognitiva, ou por realmente não terem tido acesso à educação e informação ou por escolha própria, que se forçam a acreditar em narrativas fantasiosas e insustentáveis apenas para seguir a ideologia política. E tem os canalhas, que são aqueles que criam essas narrativas, que sabem que elas são mentirosas e sem cabimento, mas que também sabem como que elas podem ser usadas para manipular os primeiros, que as usam em interesse próprio.

Aí eu sempre me vejo refletindo diante de alguém que posta uma babaquice como essa, me perguntando se aquele meu conhecido não passa de mais um idiota útil que acredita em qualquer bobagem só pra justificar seu "fora Bolsonaro", ou se é um canalha com interesses escusos e que fará de tudo para alcançar os seus objetivos...

Comentários

sammy disse…
Foi por essas e outras que eu desativei o Facebook. Não é que eu queira distância de amigos petistas (eles não me incomodam, mas parece que eu incomodo eles, vai entender),apenas desejo salvar a minha sanidade mental do esgoto que se tornou o Foicebook. Você tem a paciência de um santo, amigo Texugo.
Texugo disse…
Obrigado pela visita, sammy.

Pois é, a quantidade de idiotice que aparece lá no FB é um absurdo. Mas eu admito que pelo menos me divirto ao ver o que a esquerda fica inventando, dando toda uma volta para tentar culpar o inimigo.