Não pode tomar leite!

Eu não costumo colocar postagens assim em dias seguidos. Afinal de contas, tenho meus outros afazeres, e esse blog está mais para um hobby do que ser um meio de vida. É mais pra me distrair, serve como uma espécie de terapia, e por eu gostar de expressar a minha opinião. Pelo menos enquanto direito a ter uma opinião não é um crime...

Venho aqui pois eu comecei a ver algumas notícias nas redes sociais, compartilhadas por alguns conhecidos meus que são de esquerda. Às vezes penso em excluí-los, mas eu admito que me divirto ao ver as suas teorias estúpidas e suas constantes demonstrações de raiva contra o Bolsonaro e qualquer um que não o odeie. Sim, para ser um "inimigo" dessa gente não precisa nem ser apoiador do presidente, apenas não ser contra ele é suficiente. Todos os dias eles publicam alguma coisa contrária ao governo, incluindo aí notícias falsas (afinal, fake news vindas da esquerda não tem problema) e críticas a qualquer mísera coisinha que o Bolsonaro faça. 

E dessa vez, acreditem... O ato inaceitável, repreensível e condenável dele foi... tomar um copo de leite.


Começamos com a motivação desse ato ao meu ver inofensivo, que milhões de pessoas fazem todos os dias pela manhã. A Associação Brasileira dos Produtores de Leite lançou um daqueles desafios na internet que se popularizaram nesses tempos de quarentena em casa, em que convidava lideranças do agronegócio a beberem um copo de leite. Tudo isso como forma de incentivar o setor leiteiro, que inclusive passa por maus bocados por conta não apenas do vírus, mas devido à estiagem que ataca os estados produtores. Várias pessoas participaram da brincadeira, incluindo a ministra da agricultura, e o presidente Bolsonaro, que tomou um copo de leite durante um de seus últimos vídeos ao vivo.

Bom... sabemos bem que para a oposição fanática, qualquer coisa que o Bolsonaro faça está errada. A verdade é essa: por definição, ele está errado; o motivo aparece depois. Mas eu não imaginava que tomar um mísero copo de leite iria ser tão ofensivo.

Segundo a esquerda e muitos defensores mais ferrenhos da comunidade negra, o ato de tomar um copo de leite está relacionado com movimentos neonazistas, e que isso seria um símbolo em homenagem à supremacia branca. 


Sério... 

Se tiver estômago, leia essa matéria aqui. Adianto, as chances são grandes de que você vomite. Principalmente se for um "nazista" que tomou leite no café da manhã...

Aparece uma doutora em antropologia pela Unicamp (por que não estou surpreso...) afirmando que "O leite é o tempo todo referência neonazi. Tomar branco, se tornar branco", enquanto que outro antropólogo que é (veja só) pesquisador sobre o "bolsonarismo"...

Pausa para eu dar uma gargalhada...


Então, o "pesquisador do bolsonarismo" também soltou uma pérola nessa matéria "isenta" de um meio de "comunicação", ao comentar que "nacionalistas brancos fazem manifestações bebendo leite para chamar a atenção para um traço genético conhecido por ser mais comum em pessoas brancas do que em outros – a capacidade de digerir lactose quando adultos". Estou falando sério, não é brincadeira.

Pôrra, capacidade de digerir lactose não tem nada a ver. E se fosse mesmo assim, faz como a Isis Valverde e toma um Lacday.


Adianto que não ganhei nenhum jabá pela propaganda gratuita. Resta saber se vão me acusar de estar fazendo propaganda de um remédio para auxílio da digestão da lactose ou se estou fazendo apologia ao nazismo... 

O que eu acho aqui é o seguinte: tem uma turminha que odeia o Bolsonaro. Que odeia mesmo, tem repulsa, já acorda todo emburrado porque ele é o presidente. Um pessoal que tem ojeriza pela sua voz, que lamenta profundamente que a facada do Adélio não foi fatal e que bolsonaristas têm que ser mortos (ao mesmo tempo que condenam violência). Pessoas que dedicam boa parte de seu tempo para demonstrar o quanto detestam ele, quando poderiam estar fazendo algo de útil. Pessoas assim que estão por todos os lados, inclusive na imprensa.

Como dizem, o ódio cega as pessoas... Todo esse desprezo e raiva pelo Bolsonaro faz com que essas criaturas, que já são tolas a ponto de serem alienadas por discursos hipócritas e superficiais, acabem perdendo o pouco de bom senso que possuem. Assim, procuram por qualquer coisinha que possa ser usado pra falar mal do presidente. E quando não encontram, inventam alguma coisa estúpida, acham problema em algo inofensivo como beber um copo de leite.


Para aqueles que acham que sim, tomar leite é se declarar como nazista e defensor da supremacia branca, pergunto: por que diabos ninguém nunca falou disso antes?

Mesmo que sim, neo-nazistas usem o ato de tomar um copo de leite com essa intenção, isso sempre esteve na ignorância da sociedade, ninguém nem fazia ideia disso. Quando se fala de saudação ao nazismo, todo mundo imagina o sujeito com a mão em riste, seguido de um "Heil Hitler", mas nunca passou pela cabeça de ninguém um cara com bigodinho de leite na cara...

E na minha concepção, se um ato qualquer tem a intenção de passar alguma mensagem ou algum recado, isso só será efetivo se essa interpretação for de conhecimento geral. Tipo, se eu quiser mandar alguém tomar na rabiola, sei que posso fazer isso e todo mundo vai entender...


Mas, se for que nem o Ross e a Monica do Friends, que tinham os seus sinais próprios pra falar palavrão... Aí não funciona, vão ver isso e vão imaginar que ele está querendo imitar uma borboleta ou tentando ventilar o sovaco, nunca ninguém imaginar que ele estaria xingando sua irmã.


É a mesma coisa...

Fico aqui rindo comigo mesmo... Pois eu imagino como que os lacradores devem inventar essas babaquices. Começam vendo o Bolsonaro tomando um copo de leite, e em seguida todo mundo corre para o Google para encontrar tudo que haja de ruim associado a tomar leite. Deram sorte de que acharam uma forma de vincular copo de leite a nazismo e racismo, especialmente depois daquele caso que teve nessa semana nos EUA, em que um policial branco matou um negro. Não tinha como ser mais perfeito, encaixava perfeitamente pra construir uma narrativa fantasiosa de que Bolsonaro teria gostado do policial ter asfixiado o negro até a morte.

Termino aqui dizendo outra coisa: se os movimentos sociais que estão tão preocupados com a causa negra, se os especialistas em "bolsonarismo" sabem tanto assim, de tem gente que entende tanto do nazismo e seus símbolos, eu me pergunto onde que eles estavam nesse momento.


Antes que me xinguem de bolsominion e peçam que eu morra por colocar essa foto que vários defensores do presidente estão divulgando como forma de expor a hipocrisia da esquerda, eu sigo por outra linha ao comentar sobre essa imagem.

Afinal de contas, Taís Araujo e Lázaro Ramos sempre se apresentaram como grandes defensores dos negros, criticando de maneira bem enfática qualquer prática ou ação preconceituosa contra os negros. Não há problema nisso, acho válido que se combata o preconceito racial em todas as suas formas. Afinal de contas, somos todos de uma só raça, a humana. Se o casal de artistas globais quer se engajar na defesa dos negros, sigam em frente.

Mas... se realmente tomar um copo de leite é um símbolo tão forte de demonstração de racismo e defesa da supremacia branca... por que será que ninguém foi lá comentar isso com eles na época em que fizeram o comercial? Não apareceu nenhum antropólogo expert em nazismo pra cochichar no ouvido deles que aquilo não pegava bem, que era um gesto associado ao racismo, que eles como negros não deveriam estar fazendo isso?

Pois é... ninguém nunca ligou pra isso... sabe por quê? Porque é algo insignificante e inofensivo. Tomar um copo de leite não faz com que o Bolsonaro, o Lázaro Ramos, a Taís Araujo ou qualquer um seja racista.


É apenas um copo de leite... Parem com o exagero, já está ficando ridículo.

Comentários