Globo Surreal

Mais um assunto da atualidade, que eu não poderia deixar de comentar, principalmente com toda a repercussão que está tendo (embora hoje em dia só se fale do coronavírus). Algo que mostra como que a sociedade está caminhando a passos largos para a decadência total, por conta do politicamente correto doentio. Eu acho impressionante como que as pessoas conseguem descer tão baixo, abrindo mão de valores tão básicos, tudo isso com a intenção de lacrar, de passar a mensagem, de defender o indefensável. 


E quem ganhou o "troféu cara-de-pau" dessa vez foi a cretina da Rede Globo.

Tudo começou lá no dia primeiro de março, um domingo. Dia em que sabemos que a programação da Globo segue o seu roteiro de anos, terminando o fim de semana com o sofrível Fantástico. Como já vimos em uma oportunidade, daquela vez do peladão do museu, a emissora sempre gosta de usar o "show da vida" para passar sua opinião e tentar doutrinar o telespectador a pensar como ela quer. E dessa vez eles colocaram no ar uma matéria em que o doutor Drauzio Varella, figurinha carimbada do programa, entrevista presidiários. Comentando que ele é médico voluntário em prisões, já há décadas, e escreveu dois livros sobre a vida nos presídios.


Mas não presidiários quaisquer: no caso, ele estava entrevistando transsexuais que cumprem pena em prisões masculinas. O objetivo era mostrar a "injustiça" que esses presidiários passam, homens que viraram mulheres e que sofrem na cadeia diversos tipos de abusos e preconceito. Não gosto muito de dar Ibope para a rede do Plim-Plim, mas para permitir que você tire suas próprias conclusões, segue o link da matéria aqui. Detalhe que conforme o próprio site indica, o vídeo teve modificações em relação ao que foi apresentando ao vivo... não duvido que possam ter mudado alguma coisa para "melhorar" um pouco a imagem da emissora após a repercussão.

A matéria logicamente é carregada de sentimentalismo, dando uma carga emocional para comover a audiência. Tudo com o objetivo de promover a agenda politicamente correta que a Globo sempre gosta, dessa vez para defender os transsexuais, com direito até a um dos detentos se casando de véu e grinalda com outro preso. E a mensagem lacradora para criticar a sociedade, dizendo que um deles, após ganhar o regime aberto, se sentia mais livre para ser trans dentro da cadeia do que na rua. Pode apostar que a Fátima Bernardes chorou ao ver a matéria.


Destaque para o momento a partir dos 04:15, em que o doutor entrevista o presidiário que atende pelo nome de Susy, que será o grande destaque do episódio. Ele volta depois aos 10:20, quando o médico pergunta há quanto tempo que o transsexual não recebe uma visita, que responde que fazem oito anos que ninguém da família vai lá. Deixando a pista de que isso ocorria por conta da família não aprovar sua opção sexual.

E com isso recebe um abraço carinhoso do doutor Drauzio Varella.


Coloque aqui aquele som de "oooooohhh" que a gente costuma escutar nos seriados.

Em condições ideais, era a matéria perfeita para a Globo passar o seu recado lacrador, em defesa dos transsexuais que estão presos. Num mundo "perfeito", o povo iria ver essa matéria e ficar comovido com tudo, sentindo pena dos presidiários trans e lamentando as dificuldades que eles passam ali dentro. Com isso, uma grande onda de empatia pela causa dos transsexuais ganharia ainda mais força, como todo bom politicamente correto sonha. Susy viraria uma espécie de exemplo, vítima do preconceito da sociedade conservadora, de direita e capitalista (e não se esqueça, eleitora do Bolsonaro, pois homofóbico é fã do Bolsonaro na cabeça deles), e seria mais um personagem em prol da bandeira politicamente correta. 

Perfeito, não? 


O problema é que hoje em dia a mídia tradicional não detém o poder da informação. Já foi tempo em que as pessoas só podiam se informar graças à Globo e demais gigantes da comunicação. Hoje temos acesso a diversas fontes, e com isso não ficamos à mercê de notícias que sejam tendenciosas, ou que no mínimo não divulguem a verdade por completo. 

Pois não demorou para que o site Antagonista, desempenhando trabalho jornalístico de verdade, descobrisse que Susy, que se chamava Rafael, foi condenado a cerca de 38 anos de prisão por ter estuprado e assassinado por asfixia um menino de 9 anos. Com requintes de crueldade, a ponto de deixar o corpo da criança apodrecendo por dois dias, e depois o ter largado na porta da casa do pai dela. Dá uma olhada lá, tem inclusive a sentença do juiz. Que inclui o testemunho de uma tia de Susy, dando a sua "ficha" e relatando diversos crimes que ele cometeu, chegando ao cúmulo de acusações de tentativa de abuso de uma criança de somente três anos...


Pois é... cagou em cima do conto de fadas que o "show da vida" quis inventar...

Pior que não termina aí. Depois da denúncia promovida pelo site e divulgada nas redes sociais, no fim de semana seguinte o Fantástico veio para se defender, dizendo que "os crimes das entrevistadas não foram mencionados, porque este não era o objetivo" da matéria. O próprio doutor Drauzio Varella também comentou, dizendo que ele não pergunta aos seus pacientes que crime cometeram, para que isso não afete o seu julgamento pessoal.

Tá "serto"... Veja a reportagem, no final eles falam do Lola, dizendo que ele estava preso por roubo, mas que ganhou o direito para regime aberto. Mas a matéria não divulgou os crimes, pois esse não era o objetivo... Não é?

E ainda piora, meu amigo! Não sei explicar como, mas muita gente se comoveu tanto com a história do pobre Susy, e ele recebeu mais de 200 cartas, além de livros, maquiagem e até chocolates de pessoas que se sensibilizaram com sua situação. Incluindo aí crianças, provavelmente da mesma idade ou mais novas que o pobre garoto que perdeu a vida nas mãos desse criminoso.


Com perdão do linguajar... mas puta que pariu!

Enquanto isso, a família do menino que o Susy estuprou e matou não recebeu nenhuma visita dos Direitos Humanos, nenhum abraço do Drauzio Varella, nem um mísero Sonho de Valsa... Para eles, só a dor de ter perdido seu filho, e a indignação de ver o assassino sendo enaltecido por um bando de idiotas.

Eu não consigo entender como que essas coisas acontecem. Chegamos ao ponto em que existem pessoas que derramam lágrimas por conta da vida de detento transsexual, ao mesmo tempo que ignoram por completo o sofrimento das vítimas de verdade. Será que sou só eu que acho isso absurdo? Só eu fico revoltado com essa inversão de valores, em que se bate palma para um estuprador e assassino, enquanto que a família da vítima não recebe nenhum tipo de amparo?

Sabe o que é mais sensacional de tudo? É olhar um texto que o próprio doutor Drauzio Varella escreveu em sua página, neste link aqui. Ele disserta sobre o estupro, e eu fiz questão de reproduzir alguns trechos aqui embaixo, para que fique registrado para a posteridade como ele pensava há pouco mais de dois anos atrás.
"Estupradores despertam em mim ímpetos de violência, a custo contidos. Tive o desprazer de entrar em contato com muitos deles nos presídios. (...) Os números são assustadores: dos 22.804 casos de estupros que chegaram aos hospitais no ano passado, 3.526 foram coletivos, a forma mais vil de violência de gênero que uma mente perversa pode conceber. (...)
Há estimativas de que até 80% desses crimes sejam cometidos no recesso do lar. Os autores não são psicopatas que fugiram do hospício, mas homens comuns, vizinhos ou amigos que abusam da confiança da família, padrastos, tios, avós e até o próprio pai. A vítima típica é a criança indefesa, insegura emocionalmente, que chega a ser ameaçada de morte caso denuncie o algoz. O predador tira partido da ingenuidade infantil, das falsas demonstrações de carinho que confundem a menina carente, do medo, da impunidade e do acobertamento silencioso das pessoas ao redor. (...)
O impacto do estupro sofrido em casa ou fora dela tem consequências físicas e psicológicas terríveis e duradouras. O estuprador pratica um crime hediondo que não merece condescendência e exige punição exemplar. Uma sociedade que cala diante de tamanha violência é negligente e covarde."
Escrito pelo mesmo Drauzio Varella que saiu abraçando um estuprador e assassino. Curioso ver como as opiniões mudam...

Eu acredito que uma das grandes demonstrações de caráter é a pessoa ser fiel aos seus valores. Mesmo que sejam valores incorretos, mas ao menos o sujeito os siga, é pelo menos uma demonstração de consistência de opinião e diálogo. Agora, quando alguém diz que estupradores despertam "ímpetos de violência", que eles não merecem "condescendência" e precisam sofrer "punição exemplar", se espera que ele então não venha a se sentir confortável em abraçar um deles. É a minha opinião.

Tanto que não demorou até para que o próprio médico voltasse a público para se desculpar, como pode ser visto aqui.


Apesar de se desculpar, o Drauzio ainda insiste em dizer que não sabia do crime do transsexual, que estava na condição de médico e não de juiz, e ressaltando o foco da reportagem nas condições como os presidiários trans vivem.

Embora ele tenha tido a coragem de se desculpar (algo a ser reconhecido, diferente da Globo que demorou pra fazer o mesmo), acho importante lembrar que a primeira resposta dele não foi nessa linha, foi em querer se justificar. O crime do Susy já estava divulgado, todo mundo sabia que ele era um estuprador covarde, mas mesmo assim ele não se prontificou a pedir desculpas pelo ocorrido. Não conheço o médico, mas fico com a impressão de que essa segunda resposta dele está muito mais para uma tentativa de limpar sua própria barra do que um sincero pedido de desculpas, depois que ele percebeu a merda em que tinha se metido...

Digo mais o seguinte: ele não estava ali na condição de médico. Não vi ele fazendo nenhuma cirurgia, prestando algum atendimento nem nada. Embora seja médico de profissão e desempenhe todo um trabalho em presídios, naquela matéria o Drauzio Varella estava na condição de entrevistador, fazendo perguntas e criando uma reportagem em nome da Globo. Assim, ele deveria ter exercido essa função de forma responsável, buscando saber dos fatos por completo. Ele deveria ter tido um pouco mais de curiosidade jornalística para saber que tipo de preso ele estaria entrevistando. Pôrra, ele vai na prisão conversar com um presidiário e não pergunta por que ele está preso?


Ainda mais ele, que teoricamente tem uma posição muito firme sobre estupro. Eu, no lugar dele, iria querer saber se não estaria lidando com um estuprador.

Fico me perguntando... se você vai fazer uma matéria para um programa de televisão, certamente existe todo um planejamento, uma pauta que é elaborada por uma equipe. O Drauzio Varella não chegou simplesmente um belo dia e decidiu entrevistar presidiários transsexuais. Além disso, tem que combinar com o presídio, não pode simplesmente aparecer ali com uma câmera do nada. Certamente houve conversas entre as partes para combinar o que seria feito, onde seriam as entrevistas, e principalmente, quais os detentos que seriam entrevistados.

Vai me dizer que em nenhum momento falou-se dos crimes de cada um? Será que o Drauzio Varella ou qualquer membro da equipe de produção da Globo que o acompanhou iria dividir o mesmo espaço com um criminoso sem saber o que ele fez, sem se preocupar se estariam diante de alguém perigoso?

Tipo, será que o doutor Drauzio toparia entrar na cela dele de boa? Ou iria querer saber do seus crimes, para ver se seria seguro?


Me desculpe... mas eu acho muito estranho... Podem até ter ocultado essa informação do médico, mas ele como entrevistador deveria ter questionado. Ou, repito: no mínimo a sua primeira resposta à polêmica deveria ter sido o pedido de desculpas que ele fez depois, e não uma tentativa de se justificar, considerando que ele ainda veja o estuprador como um criminoso que não receba nenhum tipo de condescendência.

Enfim, eu fiquei também curioso para ver se a Rede Globo ia falar mais alguma coisa... Demorou, mas eles acabaram se "desculpando" pelo ocorrido, no Jornal Nacional do dia 10 de março. Assim, entre aspas mesmo. Reproduzo o que o William Bonner disse no Jornal Nacional.

"Pelos mesmos motivos do Dr. Drauzio Varella, também o Fantástico e a Globo pedem desculpas à família da vítima e a todos os telespectadores. A trans Suzy não foi presa por roubo, nem furto. Ela cumpre pena de prisão por estupro e assassinato de um menino. Apenas depois da exibição do quadro, o Fantástico tomou conhecimento da gravidade do crime. E só hoje, a Globo se manifesta com mais clareza sobre o assunto, porque respeitou protocolos de segurança. Protocolos que autoridades públicas não seguiram."
Antes de tudo... Vocês da Globo são muito babacas! "Protocolos que autoridades públicas não seguiram"? Por que vocês não dizem logo quem é? A gente sabe, vocês não enganam ninguém! Diz logo que o Bolsonaro não seguiu esses tais protocolos de segurança... Vão tomar no cú, seus filhos das putas! Vocês fazem a cagada, enaltecem um assassino estuprador e ainda querem lacrar com essas alfinetadas infantis? Vocês tão achando que têm muita moral... sério, vão chupar um prego!

E deixem de ser mentirosos! Repito, como que uma equipe jornalística vai fazer uma matéria e não se preocupa em se informar sobre os entrevistados? Ainda mais em um presídio! Que tipo de jornalistas vocês são?

Por isso que eu detesto essa emissora. A necessidade de lacrar é tanta que as pessoas estão perdendo a noção. Fica claro que a Globo tinha a intenção de criar uma matéria em prol dos transsexuais, isso não tem dúvida. Tudo de acordo com a ideologia politicamente correta de enaltecer e passar a mão na cabeça das minorias, que são inimputáveis, estão acima de qualquer suspeita. A "matéria" não contribui em nada, apenas em criar uma mensagem pró-trans para sensibilizar a massa de manobra, o povão que não tem bom senso e capacidade de discernimento.


E sempre entram em contradição, como o Drauzio Varella fez. Lembra do estupro coletivo daquela menina? Falavam da cultura de estupro, de como era um crime abominável e revoltante, uma enxurrada de feministas pedindo a cabeça dos estupradores, toda uma comoção nacional. Chegando ao ponto de exagerar, de mulheres dizendo que todos os "homens são estupradores em potencial", conferindo uma culpa por definição, apenas por ser homem (principalmente se fosse branco e hetero também).

Onde estão essas pessoas agora? Os mesmos que condenaram o estupro da menina e queriam punição exemplar para os marmanjos que abusaram dela, estão hoje mandando cartinhas e chocolates pra Susy...

Sério... é surreal ver o nível em que chegamos... Tem que acabar com essa emissora, ela é uma doença que destrói a mente e o bom senso da sociedade. Eu acho muito hipócrita como a Globo fica posando de certinha, de defensora do jornalismo sério, com aquela babaquice de "fato ou fake" querendo passar uma imagem que condena notícias falsas... e ela arquiteta "matérias" como essa, em que não se incomodam de omitir a verdade do telespectador, com o objetivo de promover suas opiniões ideológicas.

Repito, eu duvido que a Globo não sabia dos crimes de Susy. Pois eles falam na reportagem dos crimes dos outros presidiários. Certamente eles sabiam que esse puto havia estuprado e matado. Mas, pesou mais o fato de que ele não recebia visita há oito anos, era mais interessante para o que a Globo queria mostrar, seria positivo para seus objetivos mostrar um transsexual abandonado pela família, para promover a ideia de que a sociedade é preconceituosa.


É a forma de ver a mesma história... Para a rede do Plim-Plim, era mais interessante passar uma falsa ideia de que Susy era um pobre coitado que foi esquecido pela família que não aceita sua opção sexual, do que falar a verdade que nenhum parente o visita por desgosto pelo crime hediondo. 

Todo um teatrinho. Até mesmo o abraço. O doutor Drauzio Varella veio dizer que foi algo espontâneo, que ele se sensibilizou com o "coitadinho" do Susy... Mentira! Na minha opinião esse abraço foi tão forjado como uma luta de tele-catch! Sabe por que digo isso? Veja o vídeo, em todas as cenas em que a entrevista ocorre, e olhe bem o ângulo da câmera na hora do abraço, que é usado somente nesse momento, por trás do Drauzio.

Ora, se fosse algo espontâneo, que tivesse acontecido durante a entrevista, o abraço apareceria no ângulo em que a câmera estava. Podem até dizer que tinha outra câmera ali atrás, e que pegou o momento do abraço de forma inesperada. Mas, considerando o quanto que a Globo é mentirosa, em como ela tem mais compromisso com a agenda politicamente correta do que com a verdade, não duvido que naquele momento alguém pensou que seria perfeito para a matéria se houvesse um abraço solidário do Drauzio no transsexual, para comover a audiência... como de fato aconteceu.

Tá difícil... Canso de dizer, o politicamente correto vai destruir tudo. Principalmente quando temos grandes corporações que o promovem, como a Globo, que faz uso de um "jornalismo" tendencioso que busca doutrinar as pessoas. Felizmente, hoje em dia temos acesso fácil a outras fontes, que trazem a verdade completa. Que continue assim, temos que tirar o controle da informação que a Globo e outros meios de comunicação mal-intencionados, para acabar com a manipulação ideológica que eles promovem. Como transformar um criminoso covarde e canalha em vítima da sociedade...

Comentários

André disse…
Falou tudo! Essa emissora e outros veículos de massa deixaram de desempenhar o papel que se espera deles há muito tempo! Estão a serviço de uma agenda ideológica e usam o povo como massa de manobra! Não aguento nem olhar para a fuça de um criminoso,vagabundo e covarde desses, sabendo o que esse maldito fez! Enquanto isso, tem gente querendo colocar essa praga no papel de vítima! Realmente, a sociedade está doente, o mundo está doente!