Apuração de Carnaval

Estou um pouquinho atrasado, mas venho com o meu manjado discurso de ódio pelo Carnaval. Eu acho que não tem coisa que eu deteste mais, a única coisa de bom é ter cinco dias em casa, pra dormir pra burro e fazer as minhas coisas. É um período que eu faço como em filme de apocalipse zumbi: recolho mantimentos e me tranco em casa, só saindo na Quarta-feira de Cinzas de tarde, isso quando eu não consigo descolar uma folga do trabalho.

Sinceramente, tem muita coisa do Carnaval que eu não entendo e não suporto. Já cansei de falar disso aqui: a promiscuidade exagerada, com gente trepando com qualquer um (e qualquer coisa); o homossexualismo de ocasião, onde muito marmanjo que banca o machão durante 361 dias do ano aproveita pra se vestir de noiva ou de fada madrinha; a sujeirada que fica depois dos blocos, com montanhas de lixo "ecologicamente corretas", pois não vemos nenhum canudinho plástico no meio das toneladas de latinhas e copos; aquele odor característico do mix de cerveja, suor e mijo, que deixa todo mundo enjoado; as notícias fúteis das "celebridades" que tomam as notícias, dizendo quem comeu quem, quem botou chifre em quem e quem caiu na gandaia na festa; o exagero dos desfiles, em que vemos bicheiros e traficantes querendo passar lição de moral com seus sambas-enredo, gastando fortunas com carros alegóricos e fantasias enquanto a "cumunidade" tá na merda...

Cacete, é muita que eu detesto no Carnaval.

Mas tem uma coisa que eu tenho um total desprezo, é algo que eu infelizmente acabo tomando conhecimento todos os anos, e repetidamente eu vejo como uma coisa extremamente inútil, escrota e desnecessária: a apuração dos votos na quarta-feira.


Perdão pelo palavreado... mas, caralho! Não tem coisa mais irritante e estúpida!

Eu não sei pra que existe isso. Pombas, por que transformam isso em uma competição, para eleger uma campeã e os rebaixados? Coloca ali algumas escolas desfilando e pronto, o povo que assiste tá pouco se fudendo se vai ser a Mangueira, a Portela, o Estácio ou o raio que o parta que vai ganhar. 

Mas sabemos bem que existe muita grana envolvida no Carnaval. O interesse não é apenas alegrar os turistas, mas sim faturar uma boa bufunfa, isso sim. Já não bastasse o fato de que praticamente todas essas escolas fazem uso de dinheiro ilícito, e de quebra ainda ganham uma contribuição do governo, logicamente que precisa ganhar um pouco mais. 

De novo, eu fico aqui pensando em como que as coisas são. A imensa maioria das escolas de samba vêm de favelas e outras comunidades pobres, que sabemos que são lugares com muitos problemas. Aí eu vejo os desfiles, com aqueles carros alegóricos gigantescos, as fantasias caras e cheias de adereços, sem falar no cachê dos famosos que desfilam, e penso na quantidade de dinheiro que esses caras gastam todos os anos para uma noite de desfile. Primeiro, pergunto se esse dinheiro não seria mais útil para melhorar as condições de vida nessas comunidades. E segundo, o quanto que eles faturam com aluguel de fantasia, venda de direitos de transmissão pra Globo, cota de patrocinadores e outras fontes de renda, quantos centavos disso voltam para a comunidade?


Como disse, esses donos de escola de samba bolam enredos querendo falar de desigualdade social, de problemas da cidade, querem dar lição de moral... mas estão pensando primeiro no bolso deles.

Volto para a apuração. Todo ano, é de praxe que a grande maioria das pessoas liga a televisão na Globo (emissora oficial do Carnaval do Rio, pois ela não é boba e quer ganhar a sua parte da grana) e ficam horas olhando um bando de babacas abrindo envelopes e dizendo em voz alta a nota de cada escola, para cada quesito e para cada jurado. Todo ano a mesma merda.

Aliás, eu acho que a maior mamata do Carnaval é ser jurado para a apuração. Pensa só: o cara deve ter lugar de camarote pra assistir aos desfiles, não gasta um tostão pra ter um lugar privilegiado, que o povo precisaria vender um rim pra poder assistir (isso aí, Carnaval é a festa "do povo"). O jurado deve ter direito à bebida e comida na faixa, 0800 total. E a única coisa que ele tem que fazer é só escrever ali um 10 pra todas as escolas. 


Me pergunto o quanto que um sujeito desses ganha pra ser jurado. Pois duvido que seja de graça.

Aí temos a apuração, que como eu disse, é um monumento à estupidez, inutilidade e falta de noção. Todo um evento que toma a tarde inteira, com um monte de gente de calculadora na mão, ansiosos pela divulgação das notas, fazendo projeções. Nego que durante todo o ano não consegue calcular 10% de um preço de cabeça, mas que na apuração se sente o verdadeiro matemático. 

Desculpe novamente pelo palavreado... Mas puta que pariu! Tem algo que me deixa totalmente abismado, é como essa pôrra de país se orgulha tanto de ter a eleição mais moderna do planeta, com urna eletrônica que dá o resultado das eleições algumas horas depois do término do pleito... mas na hora de apurar a droga dos votos de uma merda de desfile de Carnaval, precisam recorrer à cédulas de papel que são abertas uma a uma! Pombas, alguém me explica? 

Dava pra acabar com tudo isso em dezoito segundos... mas, não... vamos criar um mega-evento pra ocupar a tarde toda. Ô povinho atrasado! Mostrando como o Carnaval tá na vanguarda do retrocesso.

Algo que eu acho bizonho de tosco é a reação daquele monte de desocupados que fica ali assistindo. Afinal de contas, tipicamente se volta ao trabalho na tarde da Quarta-feira de Cinzas, então quem pode se dar ao luxo de ficar ali na Apoteose assistindo à uma apuração, é porque deve estar de vida ganha. 

E as reações são sempre assim, dependendo da nota. Podendo ser positivas e exaltadas...


... ou repletas de xingamentos e homenagens à mãe do jurado.


Todo ano é a mesma baboseira.

E fico me perguntando: qual diabos é o critério que leva o cara a dar 10 para uma escola e 9.9 pra outra? Pombas, eu entenderia se desse uma nota como 8 ou 5... mas pra dar 9.9, eu acho muito preciosismo... ou é de sacanagem mesmo, só pra gerar uma disputa acirrada. Queria ver algum jurado ter colhões de dar nota vermelha pra uma escola. 

Embora, sabendo que as escolas são mantidas por traficantes e bicheiros... provavelmente o jurado que desse um 6 pra alguma delas poderia acabar acordando na quinta comendo capim pela raiz.

E quando finalmente esse sofrimento acaba, também temos a sempre manjada reportagem com um repórter da Globo no barracão da escola vencedora, narrando algum fato completamente inútil como o fato de ser o primeiro título da escola depois de quinze anos (ou seja, não é a pôrra do primeiro título, cacete!), enquanto que ao fundo, um bando de foliões cantando sem parar a "música" do enredo vencedor.


Claro, sempre com o repórter dizendo que foi encomendado um caminhão de cerveja, e que a festa não tem hora pra acabar...

Sei lá, cara... pode me chamar de chato, de criador de caso. Mas eu acho que tudo isso é uma grande perda de tempo. É uma promoção de um sentimento de falsa felicidade, como se todo mundo estivesse com motivos para rir. Acontece que a vida é dura, os problemas continuam, e não é uma mera semana de Carnaval que resolve tudo. E essa apuração é um exemplo máximo de como que tudo isso não passa de uma grande futilidade, ao conferirem uma grandiosidade a algo ridículo, sem graça e desnecessário. 

E ano que vem, tem mais. Tudo isso se repete de novo... Toda Quarta-feira de cinzas um bando de gente debruçada em frente à TV, assistindo um sujeito falar as notas em voz alta, para declarar a campeã do Carnaval. 

Comentários