Personalidade Fitness

Tem horas que eu me sinto como se fosse um psicólogo. Pois eu acho curioso observar o comportamento humano, ver como que as pessoas acabam seguindo certas tendências de pensamento e de forma de agir, muitas vezes influenciadas pela maré dos costumes da atualidade. É realmente interessante ver como são criadas certas idéias comportamentais e depois várias pessoas, geralmente de forma inconsciente, acabam seguindo essa forma de pensar de uma hora pra outra, como a maioria da sociedade.


E o assunto é um que já apareceu aqui algumas vezes (tem horas que eu acho que estou com crise de originalidade...), que tem a ver com a onda fit que está cada vez mais presente em nossa sociedade. Já falei sobre como muitas pessoas têm a necessidade de mostrar para os outros que seguem uma vida guidada pela boa forma, postando suas fotos na academia e se exibindo diante do espelho do elevador, diversas vezes falei como existem mulheres que exageram no exercício físico a ponto de ficarem iguais ao Conan, como muitas vezes comentei sobre as dietas exageradas, a base de duas dúzias de ovos por dia regados com Whey, criando "vilões" da alimentação como glúten, e tipicamente agindo de forma grosseira contra aqueles que não compartilham da mesma rotina alimentar.

Tudo isso me faz perceber como que parece existir o que eu vou chamar de "personalidade fitness". Pois eu vejo que estes e outros traços comportamentais são encontrados na esmagadora maioria de pessoas que preza pela sua boa forma e vida saudável. Parece que é só o sujeito começar a malhar na academia que toda a sua personalidade é afetada, mudando drasticamente certos conceitos e opiniões, mesmo aquelas que não tem nada a ver com estilo de vida saudável.


Antes de mais nada, não estou dizendo que acho errado a pessoa optar por esse caminho fit. Afinal, hoje em dia sempre que alguém não concorda 100% com algo, já começam as pedradas e os xingamentos. Como eu sempre disse aqui, cada indivíduo é livre para fazer o que quiser, se a pessoa se sente feliz e realizada em adotar determinado estilo de vida, vá em frente. Mas isso não me tira o direito de falar a respeito, tampouco de não concordar com certas opiniões.

A verdade é que essa tendência de "ideologia" fitness é algo que está bem presente na sociedade. E isso me preocupa em certos aspectos, por justamente estar se tornando uma ideologia, e não apenas uma escolha de vida pessoal, como sempre foi.

Eu sou da opinião que certas coisas são particulares. Pois cada pessoa é única, tanto em termos físicos como de personalidade. Para uns, leite pode ser algo nocivo mesmo, para aqueles que têm intolerância à lactose, mas para outros beber leite pode ser algo normal, ou até indicado; fazer um exercício como corrida pode ser algo muito saudável para certas pessoas, mas podem haver outras, com problemas de articulação por exemplo, que tal atividade pode gerar lesões; uns se adaptam à uma dieta vegana, outros precisam ter acesso à proteína animal e comem carne; e assim por diante. Cada um pode levar a sua vida, ter as suas opiniões, embora muitas vezes isso não seja respeitado.


Acontece que o que temos hoje é quase como uma seita religiosa, em que somente aqueles que estão totalmente de acordo com os "mandamentos fit" são dignos, e os outros são a escória da Terra. Uma verdadeira lavagem cerebral que altera a personalidade de pessoas de forma severa.

Alguns de vocês podem dizer que eu estou sendo muito exagerado. Mas eu vejo muito isso acontecer, posso citar o exemplo de uma conhecida minha que passou por essa metamorfose.

Quando eu a conheci, ela era uma pessoa bem agradável de se conviver. Muito positiva, sempre sorridente e disposta a conversar sobre qualquer coisa. Podia até ter alguns momentos de gênio um pouco difícil de se lidar, mas acho que todo mundo tem dias em que se acorda com o pé esquerdo. E cabe comentar, uma mulher bem bonita e atraente, daquelas que faz com que muito marmanjo na rua torça o pescoço. Mas, apesar de ter uma bela aparência, ela tinha valores muito corretos e decentes. Algo que hoje em dia é raro, geralmente pessoas muito bonitas tendem a ser superficiais, uma mulher com a beleza dela certamente iria arrumar um cara muito fácil. Porém, ela ainda estava solteira, justamente por não querer um cara que a valorizasse só pela sua aparência.


Provavelmente alguém pode suspeitar que eu gostasse dela, depois dessa descrição toda. Admito que tiveram momentos em que a achei muito interessante...

Mas aí, em um determinado momento ela começou a trilhar o caminho fit da vida...

Ela começou a  mudar drasticamente a sua forma de ser. A primeira coisa foram os sorrisos que começaram a ficar cada vez menos frequentes, e que logo deram lugar a uma forma mais ríspida e agressiva de falar com as pessoas. Era como se ela estivesse sempre incomodada com alguma coisa. Isso fez com que os momentos mais geniosos se tornassem mais frequentes, chegava até o ponto de praticamente bufar de raiva se você chegasse perto e falasse com ela, ou mesmo com outra pessoa que estivesse perto.

Como é de costume, o novo estilo de vida saudável fez com que sua disposição para falar sobre qualquer assunto não-relacionado à boa forma e saúde desaparecesse. Na maior parte do tempo, ela está falando sobre alimentação saudável, sobre como isso ou aquilo é veneno e faz mal, sobre onde vai comprar seus suplementos, sobre os treinos que faz diariamente, sobre como seus braços estão musculosos e assim por diante. Aliás, em relação à aparência, embora ela continue bonita e em parte até mais torneada, eu pessoalmente vejo que ela está meio estranha: tipo, as pernas meio musculosas demais, os ombros "rasgados" e com uma aparência pouco natural.


Sim, é a mesma mulher da foto acima, aquela ex-panicat Juliana Salimeni, que eu geralmente uso para mostrar as mudanças que as pessoas fitness geralmente passam.

E outro ponto, que me leva a crer que esse estilo de vida se tornou uma ideologia, é observar como que essa conhecida se afasta cada vez mais de certas pessoas com quem ela sempre se dava bem, incluindo este texugo aqui. Hoje ela permite a aproximação de seus semelhantes, aqueles que também fazem seis refeições diárias a base de clara de ovo e que treinam várias horas por dia, apenas estes recebem sua atenção. Se sou eu que tento falar com ela e puxar conversa, as respostas são monossilábicas, como se não quisesse dar papo. É como se só pode falar com ela quem tem barriga tanquinho e carteirinha da academia.

Esse é apenas um exemplo mais próximo que eu comento, pois se olho no meu círculo de amizades, consigo contar mais de dez pessoas assim. Tenho colega que sempre saía com os amigos e deixou todo mundo de lado pra andar só com seus parceiros de treino, tenho um conhecido que trabalhava como chef de restaurante mas largou o emprego pra vender suplementos (e criticar os pratos de restaurantes como os que ele mesmo fazia), vou dizer que conheço até uma mulher que começou a rotina fitness e se separou do marido porque ele não tinha boa forma compatível com seu novo visual de academia... Segundo ela comentava, ele era um "relaxado" que não se cuidava, embora trabalhasse pra caramba para sustentar, entre outras coisas, a mensalidade da academia e as dezenas de suplementos da cidadã...

Isso é que eu acho bem peculiar, e me leva a crer que o ideal fitness está perdendo o controle, deixando de ser um mero estilo de vida e passando a ser uma ideologia radical, mudando não apenas o corpo, mas também a cabeça.


Afinal de contas, muito do que temos hoje relativo à boa forma já existia há muito tempo: academia, dietas para ganho de massa muscular, exercícios, suplementos alimentares e assim por diante. Logicamente que houve avanços nessas áreas, como aparelhos de ginástica mais modernos, receitas mais equilibradas e de eficácia comprovada, algumas novas atividades físicas que viraram moda e produtos de melhor qualidade e com menos contra-indicações para complementar a alimentação. Mas na prática, é algo que sempre existiu.

O que mudou é que existe hoje um certo exagero grande ao redor dessas coisas. Temos hoje um culto exacerbado da boa forma que provocou mudanças drásticas na percepção de certas coisas pela sociedade. Academia deixou de ser apenas mais uma das atividades da vida da pessoa, agora os "saudáveis" passam horas lá malhando sem parar; surgem dietas das mais absurdas, muitas vezes sugeridas por uma youtuber que acha que sabe do assunto e sugere que o indivíduo coma trinta ovos por dia; surgiu a onda de cross-fit, com os exercícios intensos que se baseiam no extremo esforço ao jogar bolonas pro alto e balançar cordas; e uma quantidade incalculável de suplementos de todos os tipos está nas prateleiras, tipicamente naqueles potes imensos para "demonstrar força", e que deixaram de ser complementos para representar a parte principal da dieta das pessoas. Tudo isso almejando a aparência fitness.

Tudo bem que aparência sempre foi, e certamente sempre será, algo muito valorizado pela sociedade superficial que vivemos. Mas agora temos uma cultura do visual fit como sendo o ideal perfeito de beleza. Não basta apenas que o homem tenha um físico normal, sem barriga e forte: ele precisa ser um monstro, com bíceps enormes a ponto de impedir que ele vista uma camisa com manga, estilo Conan o Bárbaro (o original, do Arnoldo). Quanto às mulheres, é ainda pior, pois a garota com curvas deixou de ser o epítome de beleza: agora são valorizadas as mulheres de barriga tanquinho e musculosas.


Já cansei de falar aqui: acho extremamente brochante uma mulher assim. Dá pra ter boa forma sem parecer uma lutadora do Wrestlemania...

Sério, eu sei que sempre pego no pé dessa Gracyanne Barbosa quando faço esse tipo de postagem, vão dizer que é perseguição. Mas, puta merda! De boa, esse é um exemplo de como a busca pela boa forma está se tornando algo fora de controle. A criatura é tão musculosa que se não fossem os peitos (que certamente são dois balões de silicone, pois os originais devem ter sido secados pela malhação), eu juraria que era um homem. Arrisco dizer que ela deve ter mais músculos do que o time de rugby da Nova Zelândia.

E eu fico sem acreditar que muitas mulheres a admiram, querendo ser como ela... e acredito menos ainda que existam homens que olhem pra Gracyanne e digam que ela é linda e gostosa. Como dizem, há gosto pra tudo, talvez devam ser esses homens "fêmeos" que curtem se agarrar com uma mulher dessas que deve falar grosso e ter até pomo-de-Adão... Eu pessoalmente prefiro garotas como essa aí abaixo...


Só pra dar uma melhorada no visual aqui, pois já teve muita mulher marombada na postagem... continuemos.

Na minha opinião, esse é um exemplo de como esse estilo de vida fitness está se tornando uma ideologia radical. Nessas situações, o bom senso dá lugar a um exagero doentio, de forma que a vida da pessoa começa a girar ao redor somente desse tema. Não faz mais nada, não fala sobre mais nada, não pensa sobre mais nada... Sua existência passa a se limitar a exercícios físicos, alimentação saudável e boa forma. Seu círculo de amizades se restringe aos seus semelhantes, que levantam ferro e se sustentam com Whey, como se não quisessem sequer serem vistos com pessoas que não sejam fit. Tornam-se indivíduos unidimensionais, cada vez mais isolados em seu mundinho de boa forma que é só deles...

Alguém pode até chegar e questionar por que eu fico pensando nisso. Afinal, cada um tem o direito de viver sua vida como quiser, não é? Por que então eu me incomodo tanto com isso?

É porque a grande maioria desses seguidores da "seita" fitness são extremamente hostis e agressivos contra os outros. Tipo petista: não ficam satisfeitos em terem a sua opinião e viverem suas vidas, mas se empenham em criticar e se desfazerem da opinião dos outros. Ou seja, com uma visão de que sendo adepto da boa forma, você está certo; do contrário, você por definição está errado.


Repito: trata-se de uma questão pessoal, cada um é um indivíduo. Não existe certo e errado no que diz respeito à boa forma, à alimentação, à prática de exercícios físicos. Não apenas cada um é livre para buscar aquele estilo de vida com o qual ele ou ela mais se adapta, mas também devemos respeitar as individualidades físicas de cada um. Por exemplo, o organismo de cada pessoa tem as suas peculiaridades, a ponto de necessitar de uma dieta X ou Y, priorizando determinados alimentos e evitando outros. Não existe essa de uma receita universal fit, que é a única certa e todos devem seguir, como muitos desses adeptos da "vida saudável" dizem.

Outro motivo que me faz pensar que essa onda de boa forma se tornou uma ideologia xiita. Quando a pessoa começa a agir dessa forma radical e irredutível, não tolerando opiniões alheias e menosprezando que são diferentes, isso demonstra uma personalidade narcisista e doentia. E isso fica bem mais evidente quando vemos que praticamente todos os seguidores da cultura fitness sentem uma necessidade exagerada de exibirem a sua boa forma para os outros.


Como eu disse, academia, dietas e afins sempre existiram há muito tempo. O que mudou é que hoje tem "Insta" e "Feice", onde as pessoas podem mostrar-se, exibir sua aparência moldada com muito ferro e muita clara de ovo, com o objetivo de ganhar likes de desconhecidos. Essa aceitação acaba servindo como motivação para continuar buscando a boa forma física, para ter o reconhecimento e ganhar elogios dos outros. Tudo isso motiva para um desvio de personalidade

É batata. Se você tem amigos que ficam postando fotos na academia diante do espelho, fazendo pose de muque ou com aquela viradinha pra acentuar a bunda, ou que adoram postar nas redes sociais fotos das refeições fit que estão fazendo, sempre com aquelas frases motivacionais prontas de livro de auto-ajuda... pode ter certeza de que eles não passam de narcisistas arrogantes que se acham os melhores, sedentos por atenção e aceitação.


Pra mim, isso é uma demonstração de falta de personalidade, de fraqueza emocional. São pessoas inseguras de si mesmas, que imagino que podem até ter dúvidas sobre se são mesmo felizes e se sentem realizadas ao levar esse estilo de vida fitness. Aí precisam se mostrar, colocando frases de motivação que são na verdade voltadas para elas mesmas, para que se sintam bem, e de quebra ganhando joinhas para que possa acreditar que está no caminho certo. Uma aprovação que vem de seus semelhantes, todos eles juntam tentando se convencer de que são superiores aos outros, quando não são nada demais.

Eu acho lamentável... Vejo meus amigos que ficam divulgando fotos assim, e só penso em como são deprimentes...

Sem dúvida, temos hoje uma tendência cada vez maior de que as pessoas sigam um caminho de vida saudável e boa forma. Repito, não há nada de errado nisso, acho perfeitamente válido que todo mundo cuide de sua saúde. Só acho que existe um exagero no ar, motivado em grande parte pela tendência exibicionista que as redes sociais promovem, que está fazendo com que os praticantes do estilo de vida fitness se tornem zumbis que vivem somente para isso, hostilizando aqueles que são diferentes e se achando superiores só por conta do seu físico. Mas que na verdade são criaturas dotadas de personalidade fraca e altamente sugestionável, que se deixam influenciar por essa superficialidade, mudando a sua forma de pensar para acompanhar o rebanho.


Pessoas que são fracas de espírito, incapazes de perceber que elas têm todo o direito de levar uma vida baseada em boa forma, mas que isso não precisa se tornar o foco único e exclusivo de sua existência, a ponto de moldarem sua forma de ser e de pensar tão radicalmente.

Mas enfim... cada um faz o que quiser com sua vida. Desde que não fiquem enchendo o saco dos outros, sigam em frente. 

Comentários