Chega de Horário de Verão!

Normalmente no mês de outubro a gente se acostumava com uma mudança de hábito que, pelo menos para mim, era bem desagradável: o início do horário de verão. Todo ano e chegava sempre uma madrugada de sábado para domingo na qual tínhamos que adiantar os relógios em uma hora, ficando com esse horário defasado até o ano seguinte, geralmente perto de fevereiro. Só que não mais: em uma de suas decisões após assumir a presidência, o Bolsonaro decretou o fim do horário de verão, depois de um costume que já perdurava por 34 anos.


Pessoalmente... eu não poderia estar mais satisfeito com isso.

Há muito tempo eu falei sobre o horário de verão e como eu detestava as mudanças. Diferente da maioria das pessoas, que acham o maior barato ter luz do Sol até oito da noite pra ficar bundeando na praia, pra mim o horário de verão era indiferente, considerando que a gente vive com horários a serem cumpridos (trabalhar é de 8:00 às 17:00, independente da época do ano). Mas a troca de horário era uma bosta, pra mim era pior do que se adaptar ao fuso horário em uma viagem internacional. Mesmo sendo apenas uma horinha de diferença, era o suficiente pra fuder com seu relógio biológico, que só era ajustado depois de muitos dias, atrapalhando o sono e a alimentação principalmente.

E a verdade é que esse horário de verão não estava contribuindo em muita coisa. Sua proposta original era ajustar o "horário útil" das pessoas, de forma que elas chegassem em casa depois do serviço ainda com o dia claro, e dessa forma reduzir o consumo de energia elétrica. Afinal, anoitecendo mais tarde era esperado que as pessoas não iriam acender as luzes de casa.


Acontece que os tempos mudaram... e agora todo mundo chega mais cedo em casa e liga o ar condicionado, liga o computador, liga a televisão, bota o celular pra carregar... ou seja, gasta-se a mesma energia elétrica, ou talvez até mais...

Por isso que eu acho acertada a decisão do Bolsonaro em acabar com o horário de verão. Não faz mais sentido, na realidade atual em que vivemos, adiantar uma hora o relógio pra não economizar nada, apenas gerando todo um transtorno. Pensa só como isso prejudica os negócios internacionais, mesmo as relações regionais, uma vez que apenas alguns estados passavam pela mudança de horário. E digo novamente, todo o transtorno da mudança, que leva quase uma semana pra ser superada. Até que isso ocorra, todo mundo fica molenga, com sono, e perdido no tempo. Essa é inclusive a tendência de outros países.

Convenhamos, penso que a maioria dos defensores do horário de verão são aquelas pessoas de vida fácil, que não trabalham ou estudam, que têm o luxo de estarem livres de suas obrigações a partir das cinco da tarde e adoram coçar na praia...


Mas não são apenas esses desocupados que estão aí chateados com o fim do horário de verão. Na verdade, a grande motivação de minha postagem é pra falar do absurdo que certas pessoas dizem, se deixando influenciar pela visão ideológica e arrumando qualquer desculpa, por mais sem noção e idiota que seja, só para atacar seus inimigos políticos.

Afinal de contas... o fim do horário de verão foi decisão do Bolsonaro, e isso acaba sendo motivação suficiente para que apareçam vários babacas saindo em defesa do horário de verão... até mesmo quem era contra.

Sempre disse isso, a ideologia política emburrece as pessoas. E presenciei isso em uma colega de trabalho, que antes costumava reclamar aos montes do horário de verão. Mas que agora está puta com o fim dele. A explicação para essa mudança repentina? É a mesma razão que fez com que inúmeras pessoas subitamente passassem a se preocupar com educação, com pesquisa científica e com as queimadas da Amazônia... Pessoas que na última eleição certamente apertaram o 13 e acham que o Lula é inocente.


Esses otários da esquerda são realmente algo a se estudar. A necessidade de atacar seus adversários... melhor dizendo, seus inimigos mortais, faz com que esses acéfalos venham a falar certas asneiras que são vergonhosas. Como o objetivo é atacar o Bolsonaro de todas as maneiras, qualquer decisão que ele tome será criticada, não importa qual seja.

Se ele tivesse, por exemplo, decretado que o horário de verão iria se estender por mais tempo, as mesmas pessoas que estão hoje criticando-o por acabar com essa mudança, também iriam falar mal de sua decisão. Sinceramente... eu acho deprimente. Pois são calhordas que abrem mão de sua inteligência e de suas opiniões próprias, tudo por conta de uma ideologia fracassada. 

Não acredita em mim? Acha que eu estou falando bobagem? Bom, a grande motivação para eu ter feito essa postagem foi ter lido um texto do Ancelmo Góis, aquele colunista do jornal O Globo. Reproduzo aqui o texto que ele escreveu em seu blog.

"Acredite. No período de 2003-2018, o horário de verão, que este ano acabou com uma canetada de Bolsonaro, 'evitou' uma média mensal de 698 roubos no estado do Rio. Os acidentes de carro também diminuíram. A conclusão é de um estudo dos pesquisadores Claudio Frischtak e Renata Canini (ambos do Inter B), e Miguel Foguel (Ipea/PUC). Foram comparados meses com e sem horário de verão. — Quanto mais você estica a luminosidade do dia, maior é a circulação de pessoas nesses horários, o que termina inibindo o ladrão — diz Claudio Frischtak.Ele lembra que alterar os ponteiros dos relógios, em determinado período do ano, acontece em 76 países."
Como eu costumo dizer, eu não sei por onde começo...

Esse tal de Ancelmo Góis, que mais parece um pinguço de boteco de quinta categoria, devia aprender a parar de falar bobagem. Defender essa hipótese de que o horário de verão é bom pois evita crimes, me desculpe, não tem nada a ver. Você acha que a bandidagem só assalta quando tá escuro, seu trouxa?


Não discuto que à noite é comum que ocorram mais crimes, justamente pela baixa luminosidade nas ruas. Mas é ignorância imaginar que que uma mera mudança de horário no relógio contribua para reduzir a ação dos bandidos. A criminalidade, principalmente nas grandes cidades, corre solta sem nenhuma restrição. Não tem mais essa de lugar seguro, e muito menos de horário seguro. Os bandidos agem livremente, não é a claridade que vai impedir que os cretinos cometam seus crimes.

E não é só pivetinho batendo carteira ou roubando celular que acontece em plena luz do dia. Tem vagabundo por aí assaltando de boa com fuzil. E veja o relógio, crime ocorrendo às cinco da tarde, tudo claro na rua.


Ah, mas foi no dia 4 de outubro. Se a gente pesquisar, vamos ver que no ano de 2016 o horário de verão começou no dia 16, ou seja, o crime ocorreu no horário normal. Bom, segundo a opinião do colunista da Globo, se a mulher fosse na rua alguns dias depois, não iria ser assaltada, pois a mudança de horário evita crimes...

Sério, Ancelmo... em que buraco você vive pra defender uma idéia idiota como essa?

E eu fico curioso em saber qual a opinião dele a respeito do pacote anti-crime proposto pelo Moro, que sugere uma série de ações que visam combater a bandidagem e defender o cidadão de bem. Vendo a forma parcial que ele escreve sua coluna, não me surpreendo se descobrir que ele seja contra...

Embora não fique muito evidente, o texto do trouxa ainda fala sobre acidentes de trânsito. Vale a mesma percepção distorcida, acham que pelo fato do relógio ter sido adiantado uma hora vai ter menos batidas e atropelamentos.


Existem diversas causas para os acidentes de trânsito, e a grande maioria delas está associada à imprudência do motorista. Como dirigir de alta velocidade, não respeitar a sinalização, falar no celular enquanto está ao volante, não cuidar da manutenção do veículo, dirigir com sono ou consumir bebida alcoólica, essas são só algumas das principais causas desse tipo de acidente, muitas vezes com vítimas fatais. E que não tem necessariamente nada a ver com a claridade do dia.

Tudo bem que a escuridão colabora com certos fatores. Tipo, geralmente a embriaguez ocorre à noite, quando as pessoas enchem a cara. Mas nada impede que o sujeito molhe o bico durante o dia, certo? E repito, existem muitas outras causas que independem se está claro ou escuro. Na verdade, na minha opinião a mudança do horário de verão pode até colaborar com os acidentes, pois o motorista pode estar com seu relógio biológico desregulado após a mudança e ficar com sono... que pode resultar em acidente.

É impressionante... chega a ser hilário como que esses soldadinhos da ideologia esquerdista, como o Ancelmo Góis, chegam a ser tão babacas. Tudo é motivo pra crítica contra o Bolsonaro ou qualquer um que eles detestem. Inventam umas teorias furadas, sem nexo, só pra tumultuar, para falar mal. E fazem papel de idiotas, pois fica clara a motivação política ao criticar algo dessa forma.


Bom, da minha parte, fico feliz com o fim do horário de verão. Chega dessas mudanças que me deixavam todo cansado e molenga. E sabendo que os esquerdistas estão putinhos com essa decisão só por conta do Bolsonaro, aí é que vou fazer questão de aplaudir essa idéia!

Comentários