Guarda-Chuvas Exagerados

Outro tema bem nada a ver que eu vou falar. Mas pelo menos dessa vez é algo novo, e não um repeteco da minha revolta por ver papel higiênico usado no cesto do banheiro. O assunto de hoje não segue a linha escatológica, é algo mais normal e que eu me dei conta depois de alguns dias de chuva por aqui. E, como é de costume, será uma postagem que foi motivada por um causo que eu passei, e que me tirou do sério.


Estou aqui hoje pra falar dos guarda-chuvas exageradamente grandes.

Começou a cair água e as pessoas sacam de suas mochilas e bolsas o apetrecho desengonçado que serve para protegê-las da meteorologia. Sejam aqueles mais singelos na cor preta ou os mais chamativos com estampas coloridas que geralmente são usados por mulheres, os guarda-chuvas estão por aí nos dias chuvosos, ocupando o espaço nas calçadas no que parece ser uma dança de cogumelos de diferentes cores e tamanhos. E é justamente por conta do tamanho do guarda-chuva que eu faço essa postagem.

Ah, alguém pode chegar nesse momento e me questionar, que não é guarda-chuva, mas sim sombrinha.

Pombas, e existe diferença?


Pior que existe...

Como o nome sugere, o guarda-chuva tem a função de proteger da chuva, e por conta disso ele é feito com um material impermeável. Afinal de contas, se fosse de um tecido normal ele não iria proteger da água, certo? Por sua vez, a sombrinha tem a função de proteger do Sol, sendo geralmente feita com um tecido mais fino e que não é necessariamente impermeável. Pense como se fosse um guarda-sol, porém mais portátil. E por ter uma função mais simples como apenas proteger da luz solar, permitem o uso de tecidos dos mais diversos, incluindo estampas coloridas.

Logicamente que o guarda-chuva também protege do Sol. Porém, a sombrinha não protege na chuva. Ou seja, todo gurda-chuva pode ser uma sombrinha, mas a sombrinha não pode ser guarda-chuva. E nenhum deles ajuda se você estiver no meio de um furacão.


Acontece que essa distinção valia mais para o passado, uma vez que tecidos impermeáveis geralmente eram pretos. Hoje já é muito mais fácil fazer um material que não seja afetado pela água mas que também tenha cores diferentes e estampas. Por sua vez, as sombrinhas também usam hoje materiais mais avançados, que protegem contra certos raios solares nocivos... embora os materiais dos guarda-chuvas também possuam essa propriedade.

Enfim, hoje em dia é muito mais uma questão de gênero... guarda-chuva é a definição geral, e sombrinha é o nome daquele item que é mais feminino.

Ou seja, quando aquele seu amigo olhar pela janela e falar "ai, preciso pegar minha sombrinha", já sabe que ele deve dar marcha a ré no quibe.


Sei que vão me chamar de preconceituoso... Mas, pombas! Você vê uma figura como o bofe acima, com guarda-chuva de arco-íris com lacinho, cachecol (sim, cachecol!), barbinha de lenhador e ainda por cima com aquele olhar com uma sobrancelha erguida, posando de "mau"... me desculpa, mas é muita vontade de querer ser ridículo.

De qualquer forma, pra mim é a mesma coisa... seja guarda-chuva ou sombrinha, quando chove muitas pessoas os usam para se proteger da água. E o que me chama a atenção é como tem gente que possui gurda-chuvas que são imensos, com um tamanho exagerado. E isso gera todo um transtorno nas ruas, com vários guarda-chuvas se batendo pelo caminho.

Tenho certeza que você já passou por isso. Seja em uma rua bem movimentada, atravessando o sinal ou mesmo em uma calçada estreita, é comum que nesses dias chuvosos seja necessário ter uma dose extra de paciência para lidar com o movimento de vários guarda-chuvas. Tem aquelas horas que você precisa esperar alguém passar, pois o caminho não permite a passagem de dois ao mesmo tempo, ou então alguém precisa levantar o seu guarda-chuva para que não bata no outro. Isso quando existe um pouco de cortesia, pois geralmente as pessoas saem trombando umas contra as outras. Olhando do alto de um prédio chega a ser engraçado, pois parecem várias bolotas batendo.


Algo que eu odeio são aquelas pessoas que não têm noção de que a água escorre pelo guarda-chuva, e pode assim atingir os outros. Certa vez estava parado no sinal em um dia de chuva torrencial, esperando para atravessar, quando de repente senti meu braço e perna de um lado ficarem repentinamente encharcados. Isso porque uma velha baixinha parou do meu lado, e seu guarda-chuva estava meio inclinado, a ponto de fazer com que toda a água viesse pra cima de mim!

Nem precisa dizer como eu fiquei puto. Pra você ver como as pessoas estão pouco se fudendo pras outras.


De qualquer forma, voltando ao balé chuvoso que ocorre nas ruas, o que me tira do sério é justamente o fato de que certas pessoas usam guarda-chuvas exageradamente grandes. Já é complicado caber todo mundo no mesmo espaço, com um guarda-chuva que aumenta o perímetro fica pior... e aí quando a criatura usa um guarda-chuva que mais parece uma tenda de circo, pra mim já é uma falta de respeito.

Não existem tamanhos assim muito padronizados de guarda-chuva. Mas pelo o que eu estava vendo, em geral temos aqueles que são de tamanho normal, com aproximadamente 90 centímetros de diâmetro, nunca passando de 1 metro, e aqueles que são grandões, que podem chegar a 1,5 metros de diâmetro. Pode não parecer, mas faz uma grande diferença quando o assunto é andar na multidão.

Decidi fazer uma figurinha que mostra bem isso, onde é bem visível a diferença. As figuras estão em escala, considerando uma estatura média de um homem como de 1,73 metros, e guarda-chuvas de 90 centímetros e de 1,5 metros. As imagens estão todas em escala.


Veja que um guarda-chuva pequeno é suficiente para proteger uma única pessoa, claro que o sujeito deve segurar da maneira correta, com a haste dele o mais centralizada possível. Um guarda-chuva grande protege bastante espaço, e é admissível quando estamos falando de duas pessoas dividirem o mesmo, é proteção suficiente para eles. Agora, o filho da puta da direita fica com muita folga ali dentro, é um desperdício usar um guarda-chuvão grande nesse caso.

Certamente vai aparecer alguém dizendo que eu estou exagerando, que um guarda-chuva maior proporciona maior proteção, e que eu estou reclamando à toa. Mas não é bem assim. Até onde eu sei, vivemos em sociedade, e para um bom convívio temos que pensar em coisas desse tipo, levar em conta também como que determinadas atitudes nossas podem impactar os demais.

Pela madrugada, é matemática básica. Vamos considerar um espaço relativamente amplo de 3,5 metros (o que é bem difícil de encontrar em uma grande metrópole, especialmente no Rio). Novamente, as figurinhas estão em escala. Considerando a pessoa com um guarda-chuva de tamanho normal de 90 centímetros, daria pra que quatro pessoas passassem lado a lado, com uma relativa folga, e seus guarda-chuvas relativamente sobre a calçada.


Passa para um guarda-chuva monstro de 1,5 metros, já temos agora só três pessoas passando pelo mesmo espaço. Com os dois caras quase na borda da calçada. E os guarda-chuvas passando da fronteira imaginária dela. Imagine que de um lado seja a rua, o guarda-chuvas estaria sobre a pista, ou que do outro lado tenha a parede de um prédio. Nessa situação, corre-se o risco do guarda-chuva levar uma bordoada de um carro ou ônibus que passe rente à calçada, ou então seria necessário ficar raspando-o na lateral de algum edifício.


E se levamos isso em consideração, limitando o guarda-chuva até o tamanho real da calçada, para evitar essas situações passamos a ter somente duas pessoas podendo passar.


Repito, a matemática e a física são inquestionáveis...

Eu sempre tive a percepção de que as pessoas são muito egoístas. Querem sempre o melhor pra si, mas sem se preocupar se isso pode afetar os outros. É bem isso que acontece com aqueles que usam guarda-chuvas que são exageradamente grandes. Não tem necessidade, não precisa usar um que seja tão gigantesco assim. Mas o interesse próprio se sobrepõe ao bom senso, não importando se vai causar um transtorno para as outras pessoas sem necessidade.

Imagino que alguém mais exaltado (e que provavelmente usa guarda-chuvão) pode dizer que cada um tem o direito de usar o que quiser, e ninguém tem nada a ver com isso.


Não é bem assim. Como dizem, o direito de um acaba quando começa a tirar o direito do outro. A partir do momento que uma pessoa usa um guarda-chuva que prejudica o direito de ir e vir de outras pessoas, não pode.

Principalmente porque o egoísmo em usar algo desnecessariamente grande geralmente está associado a um total desprezo pelos demais transeuntes. Algo que se evidencia em como esses cretinos saem jogando seus guarda-chuvas gigantes sobre os outros, segurando-os de uma maneira que fique batendo nos outros, ou acertando com aquelas pontinhas metálicas na jugular dos desavisados. O egoísta geralmente é expansivo, pensa primeiro em seu conforto, mesmo que isso resulte em ocupar mais espaço do que tem direito.

A vontade que me dá é de andar sempre com um canivete no bolso. E quando aparecesse um boçal desses ocupando toda a calçada com seu guarda-chuva exagerado, iria passar a faca nele (no guarda-chuva, calma!), rasgando tudo.


Sei que vão me criticar por esse tipo de postura agressiva. Mas não tem coisa que deteste mais do que pessoas egoístas e hipócritas. Ainda mais considerando que em diversas vezes eu já levei alguma bordoada de um guarda-chuva grande desses, segurado por alguém que se acha o dono da rua. Eu sempre procuro não atrapalhar os outros, não ficar trombando com as pessoas, e por isso me tira do sério quando algum almofadinha ou uma dondoca abusa de seu direito e desrespeita os outros.

Enfim, mas todo esse meu desabafo é em vão, eu sei... Pois não adianta, gente mal educada dá em árvore...

Comentários