As Maratonas de Séries

Quando o assunto é televisão, eu confesso que não sou muito chegado. Na verdade, só aturo ver alguns filmes, geralmente que pego pela metade enquanto estou passando os canais, e raramente vejo algum jornal. Canais abertos, eu passo longe, especialmente no que diz respeito ao fim de semana, quando normalmente ligo a TV para passar o tempo quando estou de bobeira. Na boa, ter que aturar coisas como Gugu, Raul Gil e Faustão é pior do que ter seu saco depilado com cêra quente. Por isso, nos finais de semana eu geralmente recorro ao canais de séries para dar algumas risadas com uma das muitas comédias que aparecem.

Isso quando não tem uma maldita maratona...


Honestamente, a maratona de séries de TV é mais uma daquelas coisas modernas que na minha opinião demonstram que a Humanidade caminha a largos passos para uma condição de demência e estupidez. Eu sinceramente não sei como que isso apareceu, mas é mais uma das coisas que acho escrota pra cacete.

Eu arrisco dizer que essa prática começou a aparecer junto com o surgimento dos serviços de streaming tipo o Netflix. Além de filmes, esses sites disponibilizam diversos programas de televisão, incluindo as séries que acostumamos a ver, especialmente com a chegada da TV a cabo. A grande vantagem desses serviços é que eles disponibilizam todas (ou quase todas) as temporadas e seus episódios, incluindo séries clássicas que já terminaram há anos, novidades e produções independentes.


Aí eles começaram com uma prática bem peculiar. Em geral, na televisão uma determinada série tem o seu dia e horário, seja ela uma reprise ou inédita. Neste último caso, tipicamente tendo um dia da semana específico em que saía o novo episódio, que vinha a ser repetido em outros dias e horários para aqueles que não tivessem como assistir na estréia.

Tomemos um exemplo de uma série que eu acompanhei. Lembra do Lost? Aqui, os novos episódios eram apresentados todas as segundas-feiras, às nove da noite se me lembro bem. 


Ou seja, terminado aquele episódio, você ficava uma semana esperando por um novo. Sem falar que, chegando na meia-temporada, geralmente davam uma pausa nos episódios inéditos e passavam reprises. 

Provavelmente muitas pessoas detestavam essa espera. Mas, eu particularmente nunca achei nada demais. Afinal de contas, era até legal, pois dava o tempo pra você "digerir" o episódio, ainda mais quando se tratava de uma série dessa de mistério. Além disso, uma pessoa normal tem uma vida, tem seus afazeres e outras coisas, e uma série de televisão é algo que vai ocupar uma pequena parte da sua rotina semanal, junto com inúmeras outras coisas.

Nessa época, até ocorriam eventualmente algumas maratonas, em que passavam vários episódios em sequência. Mas que geralmente eram somente alguns episódios. Tipo, usando ainda o exemplo do Lost: antes da estréia de uma nova temporada, era comum o canal reprisar a anterior, mas geralmente de uma forma mais pausada. Por exemplo, durante o mês anterior à estréia, eles passavam dois episódios seguidos por dia, dando assim duas horinhas diárias pra você recapitular o que havia acontecido. Duas horas, que é mais ou menos a duração de um filme.

Acontece que com a chegada dos Netflixes e similares, começou a vir essa prática da mega maratona. Isso porque esses serviços de streaming quase sempre lançam suas novas séries completas, com todos os episódios já disponíveis. Estamos falando de geralmente vinte episódios, que duram 20 ou 40 minutos, dependendo do tipo de série. Ou seja, horas e horas já à disposição.


E aí surgiu a idéia da maratona de temporada completa...

Tudo bem, o grande barato de um serviço de streaming é que cada um assiste no horário e no ritmo que quiser. Usemos novamente o Lost como exemplo: se ele tivesse surgido no Netflix já com todos episódios à disposição, daria pra cada um assistir como preferisse. Uns poderiam assistir um episódio por dia, outros poderiam assistir dois ou três, e teria até aqueles que daria uma pausa no meio de um episódio.

Mas como o ser humano moderno é tosco... cada vez mais temos gente que faz uma maratona pra ver toda a temporada!


Aconteceu recentemente com aquela série O Mecanismo. Sua primeira temporada teve oito episódios de 40 minutos cada, e foi lançada no final de março, no dia 23 pra ser mais exato. No mesmo dia 23 já tinha nego que tinha assistido tudo, do início ao fim.

Pombas, eu acho isso uma babaquice, no mínimo é uma grande falta do que fazer. Não sei pra que isso, parece que é um desejo patológico de querer ver tudo antes dos outros, pra estufar o peito e dizer que já conhece a série toda. Na boa, ficar um dia inteiro assistindo uma série do início ao fim, acho demais...

Eu penso que maratonar assim é usar o recurso da disponibilidade das séries de uma forma inconsequente. Tudo bem, cada um tem o direito de assistir como quiser, mas eu sinceramente acho que é um exagero engolir toda uma temporada assim de uma só vez. É uma ansiedade desnecessária. Pior de tudo, muitos desses maratonistas ainda cometem a falta de respeito de sair falando tudo da série para seus amigos, mesmo sabendo que eles não são tarados televisivos e que estejam acompanhando a série aos poucos, como uma pessoa normal. E se reclamam, ainda tem a pachorra de dizer algo assim:


É complicado...

Imagina mais uma vez se o Lost tivesse aparecido por hoje. Em média, 20 episódios de 40 minutos por temporada, isso daria cerca de 14 horas. Pode apostar que ia ter um monte de cretino que ficaria esse tempo todo, com as fuças grudadas na televisão ou no computador, pra assistir tudo. 

Mas o pior de tudo, e o que acaba sendo a verdadeira motivação por trás dessa postagem, é que tal prática é cada vez mais constante nos canais de TV a cabo também.


Aí eu já acho sacanagem! Tudo bem, tá tranquilo o puto sem vida ficar mais de dez horas assistindo a mesma série sem parar. Agora, alterar toda uma grade de programação por conta disso, aí eu já acho abuso.

Vou usar meu exemplo particular. Chega no fim de semana, e eu gosto de assistir o Warner Channel. Sempre tem alguma série de comédia ali que distrai, que é agradável de se ver. Pode ser uma mais antiga como Friends ou Two and a Half Men, ou mesmo uma dessas mais novas como Superstore ou Big Bang Theory. 

Mas ultimamente, todo último domingo do mês, os caras estão colocando uma mega maratona daquela série Supernatural, com cada uma de suas temporadas completas... Que será o caso deste próximo domingo.


Ok, antes que apareça algum fã fanático da série, eu sei que gosto é que nem o orifício retofuricular, cada um tem o seu. Eu, pessoalmente, acho essa série uma merda. E tenho esse direito. Como todo mundo tem o direito de não gostar do que quiser.

Justamente por isso, por cada um ter o seu gosto, eu acho uma enorme falta de respeito que o canal force que todo mundo tenha que assistir essa série o dia inteiro. Assim, acaba-se priorizando a vontade e o interesse de poucos em detrimento de muitos, que ficam impossibilitados de assistir as suas séries favoritas, porque a Warner decidiu reprisar essa série em particular sei lá por que razão.

Pior de tudo é que, diferente de um Netflix onde não temos intervalos comerciais, ao passar na televisão os episódios duram mais na prática. Uma série de 20 minutos ocupa meia hora na grade, enquanto que uma de 40 leva uma hora ao todo. Tudo bem que nessas maratonas geralmente os intervalos são mais curtos. Mas ainda assim acho simplesmente inconcebível que alguém fique das 05:45 da madruga até 23:50 sentado no sofá assistindo essa série, por mais fã que seja.


Não dá... sinceramente eu acho isso um grande abuso.

Sério, será que sou só eu que penso assim? Será que todo mundo acha perfeitamente normal e saudável ficar sentado na frente da televisão por quase 18 horas seguidas, pra assistir uma temporada completa de uma mera série? Ninguém mais fica puto por ligar a TV para ver um programa que gosta em um domingo de descanso, e dá de cara com uma maratona de uma outra série invadindo a grade da programação?

Repito, fazer ma maratona em um Netflix é algo que, embora ache estúpido e sem noção, ao menos permite uma certa condição salutar. Afinal de contas, dá pro sujeito dar uma pausa pra descansar a vista ou fazer alguma outra coisa. E digo necessidades fisiológicas e higiênicas básicas. Pombas, como que o sujeito faz se dar vontade de dar uma cagada? Vai espremer o lançamento do submarino em um intervalo comercial? Ou vai colocar uma fralda pra fazer os churros sem sair do sofá?

Não dá... essa idéia de fazer maratona de temporada inteira de uma série de televisão é muito estúpida. Antes fosse algo particular, que só dissesse respeito ao "maratonista"; mas a partir da hora que começa a prejudicar quem não tem nada a ver e que fica privado de assistir o que gosta, acho que passou dos limites...


Comentários