Apostas para a Copa 2018 - Parte 2


Terminou a fase de grupos da Copa da Rússia. Como já disse, aquela que provavelmente será lembrada como a copa das zebras e das surpresas. Muitos resultados inesperados, diria que até mesmo na fase de eliminatórias, onde seleções mais tradicionais como Itália, Holanda e Estados Unidos ficaram chupando o dedo e nem se classificaram. E neste momento, chegamos aquela parte da competição onde metade dos times vai pegar o avião de volta pra casa, enquanto os restantes seguem na sempre emocionante fase de mata-mata. 

Essa competição tem sido realmente bem legal em uma série de aspectos, sendo que os resultados surpreendentes sem dúvida são o grande destaque. Mas não podemos deixar de falar de uma das grandes novidades, que é o VAR, o tal do árbitro de vídeo. Parece ser uma tendência, a cada copa a FIFA coloca algum recurso mais moderno, buscando aqui uma maior justiça na hora de marcar certos lances. Aqui no Rio teve aquele lance do chip dentro da bola, para assegurar que a pelota entrou mesmo no gol... uma tecnologia que os flamerdalhos sem dúvida devem detestar...

Dessa vez, o juiz contou com o apoio de árbitros que acompanham os lances em vídeo. Em situações de dúvida, lá vai o cara do apito, fazendo o gesto da telinha, pra dar uma conferida nas imagens e assim esclarecer qualquer dúvida. A estréia foi no jogo entre França e Austrália, em que com a ajuda do vídeo o juiz pôde marcar um pênalti favorável aos bleus. 


Na boa, acho uma excelente idéia. Quase todos os outros esportes de grande destaque fazem uso da tecnologia para assegurar que as decisões tomadas pela arbitragem sejam corretas, evitando os erros crassos que prejudicam um dos lados. Tem gente que discorda, que acha que a graça do futebol está na polêmica... provavelmente devem ser flamenguistas ou corintianos que têm essa opinião, já que eles são mestres em ganhar jogos e títulos com ajuda do apito amigo. Coloca um VAR no Carioca ou no Brasileirão que aposto que os urubus vão deixar de ganhar uma porrada de jogo roubado.

Curioso como o Brasil foi o "felizardo" nessa história do apoio de vídeo. E sempre reclamando de estarem sendo injustiçados. No primeiro jogo, tomaram um gol da Suíça onde alegaram um empurrão do atacante, que não foi nada mais do que um leve contato. E no jogo da Costa Rica, um zagueiro encostou a mão no peito do Neymar e ele caiu que nem uma gazela. Inicialmente o juiz marcou a penalidade máxima, mas depois de consultar o VAR cancelou o pênalti cavado pelo sujeito.


Sério... cada vez mais eu nutro um desgosto por esse moleque. Toda hora fica caindo. Podem até discutir se foi pênalti ou não, mas a verdade é que ele valoriza tanto, faz todo um showzinho que os juízes acabam imaginando que ele está inventando mesmo. Se não ficasse caindo toda hora, provavelmente teriam marcado várias faltas que passaram em branco.

Essa Copa também será lembrada pela revolta dos politicamente corretos. Sempre eles, enchendo o saco com coisas estúpidas, para não perder a oportunidade de defender a sua agenda ideológica de tuti-frutti com purpurina. Tipo, com a Fátima Bernardes ficando revoltada com o fato do governo russo ter pedido que os homossexuais não ficassem se demonstrando afetivamente nas ruas para não assustar as crianças, ou a sociedade em geral criticando o "racismo" no fato do técnico da seleção de Senegal, único negro, ser aquele com menor salário.


Tipo... não importa nada o fato de que dentre os 32 países que disputam a Copa, Senegal seja o mais pobre, e consequentemente é natural a tendência de que o técnico dessa seleção seja aquele de menor salário, independente da cor da pele. Para insuflar a moral dos politicamente corretos, tem que dizer que isso acontece por conta de racismo...

E não posso deixar de comentar o fato da zona que os brasileiros estão fazendo na Rússia. Brasileiro é um povo mal-educado mesmo, viaja para o exterior e faz bagunça, não respeita as regras, tenta dar de esperto e arruma problemas, e nessa Copa não é diferente. Em geral as pessoas acham isso normal, acham que isso faz parte, que é a irreverência e a alegria do povo brazuca, todo mundo acha lindo...

A não ser que sejam alguns marmanjos, rodeando uma russa e falando obscenidades para ela.


Não estou dizendo que os caras estejam certos, trata-se de mais um exemplo de como brasileiro consegue ser chato, inconveniente e impróprio. São um bando de filhos das putas, que mereciam era levar umas porradas duns russos pra aprenderem a respeitar as mulheres.

Acontece que eu acho sensacional a revolta da corja politicamente correta, encabeçada pela Rede Globo. Eu acho fantástico ver o "Show da Vida" falar do tema com tanta seriedade, condenando o assédio e o machismo, pedindo respeito pelas mulheres e dando a ficha completa dos "criminosos" que assediaram a russa cantando um funk de conotação sexual...

Que é a mesma Globo que enaltece a Anitta e o seu "Vai Malandra" e a Valesca Popozuda com suas pérolas como "Quero te dar" ou "Pica mole style", que anualmente promove programas extremamente cultos e decentes como "Big Brother", e que teve um de seus ápices no respeito pelas mulheres quando o Luciano Huck bolou um quadro em seu programa pras moças arrumarem um gringo durante a Copa no Brasil...


Pois é... A rede do Plim-Plim é um exemplo de respeito pelas mulheres...

Mas, enfim... O assunto aqui é futebol e chegou a hora de rever aqui os meus palpites em relação à classificação das seleções. Não vou fazer como em outras vezes de bolar um esquema de pontuação, vou apenas comentar no final quantas eu acertei. Vou marcar em verde aquelas que eu acertei a posição exata, e em laranja aquelas que eu pelo menos acertei a condição final de classificado ou eliminado. Vamos ver se estou melhor que aquele gato adivinho, que tenta superar a fama do polvo...


Era difícil errar esse grupo... A Celeste Olímpica deslanchou com uma campanha invicta, e se mostra como uma forte candidata a ir bem longe na competição. Claro, desde que o puto do Suarez não faça alguma lambança, tipo dar uma de goleiro ou morder alguém. Sério, se eu tivesse que apostar, diria que o atacante uruguaio ainda vai fazer alguma cagada que vai prejudicar o seu time.


Os russos conseguiram se aproveitar bem do fator casa, conseguiram duas vitórias expressivas que deixaram todo mundo de boca aberta, embora eu ainda aposte que eles devem estar usando esteróides. Segue a tradição que os anfitriões da Copa sempre conseguem ter um resultado melhor do que de costume quando jogam diante da torcida. Por sua vez, os outros times só passaram vergonha, Arábia Saudita e Egito ficaram de fora. Mas realmente não tinham como ir muito longe, só cumprindo tabela na última rodada para um jogo inútil.


Foi uma dureza aqui, um grupo que tinha tudo pra ser fácil, mas que demonstrou um grande equilíbrio. A começar pelo jogo de abertura entre Portugal e Espanha, um empate de três gols, sendo que o Cristiano Ronaldo fez todos do time galego. Ambos ganharam os jogos seguintes e chegaram na última rodada em total equilíbrio, com o Irã correndo por fora, e o Marrocos eliminado. E todo mundo apostava que o CR7, um dos artilheiros da competição, ia arregaçar nessa partida.


Quem diria que na última rodada quase que os portugueses ficaram de fora. Dois empates de novo, e a Espanha só ficou no primeiro lugar por ter feito um gol a mais que Portugal, que ficou em segundo. Bom, pelo menos acertei que os dois se classificariam, um palpite bem seguro. O Irã bem que tentou, deu uma pressão em Portugal, mas ficaram em terceiro. Ia ser engraçado se desse uma zebra, mas foi melhor pra Copa que as duas seleções ibéricas tenham avançado.


Mais um grupo que eu acertei todos os palpites, daqui a pouco vão achar que eu manjo muito de futebol! Mas era outra aposta segura, tava na cara que os europeus iam passar fácil para a próxima fase, embora na última rodada a Austrália chegou com chances matemáticas, mas conseguiu a proeza de perder para o já eliminado Peru. Aliás, impressionante como a Globo destacou tanto o jogo deles, só por conta daquele chincheiro do Guerrero. Mas tudo bem, ficou de novo só no cheirinho, como está acostumado no Flamerda.


Dizem que a França vem com um time forte, e parece que é sim uma seleção candidata a alguma coisa... mas os bleus têm o costume de pisar na bola, só ganharam aquela Copa em cima do Brasil porque o Ronaldo teve caganeira. Quanto à Dinamarca, é um daqueles times que dá trabalho, mas que só deve ficar na figuração mesmo, apesar de ter uma forte defesa.


Aqui eu me estrepei, mas confesso que eu cometi dois erros infantis aqui. O primeiro em apostar tão alta na Islândia, estreante em Copas, e que amargou a lanterna do grupo. Afinal de contas, certas seleções pequenas só têm esses raros momentos de destaque, e o caso dos vikings isso foi na Euro. E o segundo erro foi achar que a Argentina ia se classificar fácil.


Os hermanos quase se deram mal, empatando com a Islândia (com direito a pênalti do Messi defendido) e levaram uma sova da Croácia, que foi outra das seleções com 100% de aproveitamento, com direito a esse frangaço do goleiro. A Argentina chegou na última rodada contra a Nigéria, que também disputava uma vaga, e finalmente ganharam, embora eu confesse que teve ali um lance que podia ter sido pênalti para os africanos. O time do Maradona passou raspando em segundo, sem convencer muito a torcida, mas sabemos bem que os argentinos são cagões pra caramba, e ainda devem surpreender.


Nesse grupo, consegui também acertar tudo. Mas, convenhamos que o Brasil não poderia ter arrumado grupo mais mole. Mesmo assim, a seleção canarinho não teve vida fácil, empatando com a Suíça e sofrendo para ganhar da Costa Rica. Trata-se de um time sem graça, sem garra, com alguns manés que querem decidir sozinho (tipo o Neymar), e que de quebra está sofrendo com vários lesionados. Honestamente, o Galvão pode berrar o quanto quiser, mas jogando esse joguinho de merda o Brasil não vai longe não.


No restante do grupo, muita gente não apostava na Suíça, mas o empate contra os brasileiros provavelmente os motivou, conseguindo vencer a forte Sérvia, que ficou em terceiro. Quanto à Costa Rica, outra vez vimos um time-sensação de torneios recentes não fazer nada de útil, no máximo um empatezinho... Digo de novo, as bolinhas do sorteio foram muito camaradas com o Brasil, mas agora vão ter que encarar times mais sérios que esses aí.


Bom... só digo uma coisa: puta que pariu! Eu acho que ninguém poderia imaginar que a Alemanha ficaria em último no seu grupo, sendo eliminada na primeira rodada. Inacreditável... Começaram tomando um sacode do México no primeiro jogo, depois conseguiram arrancar uma vitória nos últimos segundos contra a Suécia. E na derradeira partida, contra uma praticamente eliminada Coréia do Sul, onde precisavam apenas de uma vitória... conseguiram a proeza de perder de dois a zero, com direito a dois gols bizonhos. Como aconteceu nas Copas mais recentes, o campeão da edição anterior acabou sendo eliminado na primeira fase. E pela segunda vez na História, os alemães não conseguiram chegar em Moscou.


Foi um grupo bizarro, isso temos que dizer. O México estava como a grande sensação, ainda mais após ganhar da Alemanha, mas quase ficou de fora na última rodada, ao tomar uma porrada dos suecos que conseguiram uma surpreendente proeza de se classificarem em primeiro. Mas o time do Chaves conseguiu passar mais uma vez. Quanto à Coréia, realmente não se esperava muito deles... mas aposto que eles sentiram como se tivessem ganho o título, após vencer os atuais campeões. Coisas do futebol...


Um grupo com resultados esperados, que chegou na última rodada com as duas seleções européias classificadas para a próxima fase, precisando apenas decidir quem ficava em primeiro. E nessa disputa, valeu mais o atual ranking da FIFA do que a tradição, com a Bélgica liderando e concluindo sua campanha na primeira fase invicta. Sei lá, sempre falam desse time belga, que é uma grande revelação, que é uma forte candidata ao título, mas sempre vi ela chegar e morrer na praia. Vamos ver se dessa vez ela faz alguma coisa, ou se ela se resume a um time de cabeludos.


Eu esperava mais da Inglaterra, mas é outro time que sempre dá mole. Quanto aos eliminados, Tunísia eu sinceramente nunca soube de sua contribuição para o futebol, só conseguiu essa vitória contra o Panamá, que estreou na competição sem fazer muita coisa, mas emocionando os seus torcedores no momento do hino e quando fizeram o primeiro gol na história das Copas.


Como o grupo da Alemanha, esse aqui foi tenso. Quem diria que as favoritas Colômbia e Polônia perderiam na estréia? Aliás, os poloneses decepcionaram, eram os cabeças-de-chave mas amargaram a lanterna. Senegal e Japão tiveram chances concretas de se classificar na última rodada, mas acabaram perdendo. E aí, olha só o curioso: ambas as seleções terminaram com o mesmo número de pontos, mesmo saldo de gols, mesmo número de gols marcados e sofridos, e o desempate saiu no critério disciplinar. E como os japoneses tinham menos amarelos (com trocadilho, por favor) eles passaram pra próxima fase. Algo que eu só me lembro de ter acontecido no Super Campeões.


A liderança ficou com a Colômbia, que conseguiu a proeza de perder para o Japão, mas que depois conseguiu reencontrar o seu futebol e garantiu a liderança do grupo. É um outro time que tem chances, está jogando mais bola que o Brasil. Sem falar que conta com o apoio de uma torcida nas arquibancadas que chama a atenção.


Não resisti, não tinha como não registrar a presença do Higuita e do Valderrama (ainda com sua cabeleira) ali no estádio.

Fim da primeira parte da Copa, e nesses palpites eu fui até que relativamente bem! Considerando as 32 seleções que disputaram essa etapa, foram 20 acertos na mosca, indicando a exata posição desses times, sendo que três grupos adivinhei a classificação certinha. Foram 6 equipes que eu acertei somente a sua condição final (eliminado ou classificado) e outras 6 que eu não acertei nada.

Lógico que um desses erros foi com a eliminação da Alemanha, que admito que me deixou um pouco chateado, diferente de muitos brasileiros que estão rindo até agora. Mas é foda, acho que essa Copa já perdeu em muito pelo fato de não ter times grandes como a Itália, e agora não termos os alemães no mata-mata é bem sem-graça. Sem falar que ia ser legal eles ganharem do Brasil de novo. Mas não deu, e o técnico alemão já deve estar em Berlin essa hora, coçando as bolas e comendo meleca.


Pois muito bem... agora começa o mata-mata, quem perder se fode e volta pra casa. Com exceção dos russos, lógico. Muitos confrontos interessantes, que já começam nesse sábado. Interessante observar como um dos lados ficou bem mais forte do que o outro, e dessa vez o Brasil parece ter dado um azar tremendo, podendo se esbarrar com seleções mais fortes pelo caminho.


Vamos aos meus chutes, focando aqui somente nas oitavas-de-final.

Já começamos com um jogão aqui, duas seleções muito fortes. O Uruguai é um time bem ofensivo e provavelmente chegará mordendo (ainda mais com o Suarez), promessa de uma grande partida. Aqui, eu vou arriscar que o Cristiano Ronaldo estará num dia inspirado, e deve ajudar Portugal a passar pelos latinos.

Outra partidaça, onde já teremos um campeão mundial rapando fora da competição. E nesse aqui é difícil ter um prognóstico... a França tem um bom time, jogadores de qualidade, e vem embalada com uma boa campanha. Mas eu coloco as minhas fichas na Argentina, pois esses putos são assim mesmo, costumam se enrolar com time fraco e crescem contra times grandes, acredito que eles vão acabar passando, pra tristeza dos secadores.

E mais uma vez o Brasil se esbarra com o México. Já disse várias vezes, os cucarachas são encardidos, um timinho enjoado e que costumam estragar os planos de muita gente, vide a Alemanha. tem gente achando que vai ser molezinha, mas se preparem para mais um jogo catimbento onde nossa seleção vai ficar toda nervosinha. Mas eu acredito ainda que o Brasil passa, não será dessa vez que eles serão eliminados.

Joguinho muquirana esse aqui... Ainda não é dessa vez que os belgas vão encarar um desafio, tendo pela frente o Japão, que conseguiu chegar mais longe do que deveria na minha opinião. Mesmo se eles tivessem o Oliver Tsubasa e o Kojiro Hyuga, aqui a Bélgica deve passar tranquila, sem maiores dificuldades. Embora já vimos que não tem time bobo na Copa do Mundo.

Aqui parece que não teremos grandes surpresas. A Rússia terá a torcida a seu favor, mas os pupilos do Putin não tem pernas mesmo se tomarem todo o doping do mundopra superar os espanhóis , que acredito que passam relativamente fácil para a próxima fase. Apesar da Espanha já ter mostrado em algumas oportunidades que consegue melar jogos fáceis, acho que eles só perdem se algum agente da KGB der uma passada no vestiário deles antes do jogo.

Joguinho meio sem graça pra fechar o domingão de oitavas-de-final, não acha? São dois times pouco expressivos, sem grandes destaques, e tudo indica que será uma daquelas partidas decidida num deslize ou erro de um time. Embora eu goste da Dinamarca, eu acho que a Croácia tem um jogo mais eficiente, e o fato de ter ganho todas as partidas até o momento fazem que ela seja a aposta segura.

Confesso que esse deve ser um jogo interessante. A Suécia mostrou um bom futebol, a Suíça muita regularidade na defesa, promessa de um jogo equilibrado entre essas duas seleções européias de pouca expressão no cenário mundial. Diria que a Suécia tem mais time e deve passar... até porque será mais agradável vermos aquelas loiras suecas nas arquibancadas por mais um tempo...

Esse será outro bom jogo, colocando o futebol rápido e de categoria dos colombianos contra os ingleses e as suas costumeiras bolas alçadas na área. Embora a Inglaterra seja um time forte, eu acabo acreditando que a Colômbia chegará com mais vontade, passando para a próxima fase, mas provavelmente vão penar muito pra conseguir isso.

Vou ficando por aqui, e vamos ver o que vai acontecer. De saideira, vou ainda correr o risco de pisar no calo da turminha politicamente correta fã da Rede Bobo, e me lembrar de como eu estou arrependido de não ter aproveitado essa oportunidade pra ir assistir a Copa na Rússia.


Comentários